Comissão anuncia indicados ao Prêmio Prefeitura Amiga da Mulher

Em 08/03/2016 - 16:03
-A A+
Reunião Ordinária da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

SOLENE – Segundo a presidente do colegiado, entrega dos certificados acontece no dia 30 de março. Foto: João Bita

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher anunciou, em reunião nesta terça (8), os municípios indicados a concorrer ao Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres 2016. Parlamentares e representantes da Secretaria Estadual da Mulher apontaram, ao todo, dez gestões que se destacaram na promoção de políticas de empoderamento do público feminino. A escolha das quatro vencedoras – uma para cada macrorregião do Estado – será feita na próxima sexta (11), por um colegiado formado para esse fim.

Neste ano, concorrem ao prêmio: São Bento do Una, Bezerros e Bonito, no Agreste; Paulista, Camaragibe e São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana; Afogados da Ingazeira, Tabira e Cabrobó, no Sertão; e Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. De acordo com a presidente da Comissão, deputada Simone Santana (PSB), a escolha dos vencedores será baseada nos seguintes critérios: número de mulheres nos espaços de poder da gestão, promoção de atividades inovadoras em prol da causa, trabalho de enfrentamento à violência contra a mulher e ações específicas para esse público nas áreas de saúde e educação.

“Ao distinguir e lançar luz sobre os municípios que se destacam na promoção de políticas públicas para as mulheres, o prêmio reforça o valor dessa prática para todas as outras prefeituras do Estado, o que é muito benéfico para a sociedade”, salientou a parlamentar. A governista informou que a Reunião Solene de entrega dos certificados aos municípios vencedores será no próximo dia 30 de março.

Antes, no dia 16, a Alepe realizará o evento “Mulher e Poesia”, cuja programação inclui palestra da escritora Turmalina Teles, apresentações musicais, declamação de poesias e homenagens a mulheres de destaque em Pernambuco. Já no dia 22, o colegiado apresentará, em evento no Conselho Estadual da Mulher, o projeto “Comissão Itinerária”, que tem a proposta de levar o debate em torno da questão feminina aos municípios pernambucanos.

“Nosso maior desafio continua sendo a questão da violência. Por isso, é importante esclarecer todas as formas de agressão possíveis contra a mulher, como a verbal, a psicológica e a patrimonial, as quais, muitas vezes, culminam na violência física”, concluiu a deputada Simone Santana.