Consequências da crise sobre Polo Gesseiro motivam pronunciamento

Em 27/10/2015 - 16:10
-A A+
Dep. Socorro Pimentel.

SOCORRO – Empresas precisam de suporte estatal para enfrentar a crise. Foto: Jarbas Araújo

Os efeitos da crise econômica nacional sobre o Polo Gesseiro do Sertão do Araripe foram abordados pela deputada Socorro Pimentel (PSL), na Reunião Plenária desta terça (27). Segundo a parlamentar, o setor encerrará 2015 com queda de 40% nas vendas e fechamento de dois mil postos de trabalho. Diante dessas projeções negativas do Sindicado da Indústria do Gesso de Pernambuco, a deputada requereu providências ao Governo do Estado.

A sugestão da parlamentar é que o Poder Público atue na busca de mercados externos. “As empresas da região estão se preparando para exportar, mas é necessário empenho do Executivo para atrair compradores”, propôs. Socorro Pimentel informou, ainda, que 95% das empresas do polo são de pequeno porte e que, por isso, elas precisam de suporte estatal para enfrentar a crise nacional.

Por fim, a deputada apoiou a proposta de alteração da Lei n° 11.206/95, em tramitação na Assembleia. O PL n° 396/2015, de autoria do Governo do Estado, altera o limite mínimo de altitude – de 1100 metros pra 750 metros – para que determinada área seja classificada como de preservação permanente. Segundo a deputada, a mudança permitirá a ampliação do parque eólico estadual.