Bispo Ossesio Silva aponta afronta à liberdade religiosa durante Parada Gay

Em 09/06/2015 - 16:06
-A A+

O deputado Bispo Ossesio Silva (PRB) reforçou nesta terça (9) as críticas ao uso de símbolos cristãos durante a 19ª Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) de São Paulo. O parlamentar mencionou que o Código Penal considera crime vilipendiar publicamente objeto de culto religioso e avaliou que o episódio configurou uma afronta à liberdade religiosa.

O ato foi realizado na Avenida Paulista, no último domingo (7), e gerou reação da bancada evangélica da Assembleia na última segunda (8). Frisando que não desejava promover uma “guerra religiosa”, o parlamentar registrou, durante a Reunião Plenária, a indignação de milhares de pessoas nas redes sociais após a veiculação das imagens, que associam a crucificação à discriminação motivada por orientação sexual e identidade de gênero.

“Nada contra a passeata, afinal o nosso país é laico. A minha indignação é contra a utilização de objetos religiosos. Internautas católicos, evangélicos, espíritas e até pessoas que não professam religião demonstraram sua revolta. Mesmo pessoas que se declaram gays afirmaram que os que ironizaram a imagem de Cristo não os representam”, disse Ossesio.

Edilson Silva (PSOL) também voltou a se manifestar, destacando a moderação do deputado do PRB ao tratar do episódio. “O debate tem que ser feito da forma como foi pautado, pontualmente, avaliando os exageros dentro do ordenamento jurídico brasileiro”, assinalou.