A Assembleia Legislativa empossou o governador João Lyra Neto, do PSB, nesta sexta (quatro de abril), em Reunião Solene. Ele assumiu o cargo após a renúncia do ex-governador Eduardo Campos, do PSB, que deverá disputar uma vaga à Presidência da República nas próximas eleições. O ofício-renúncia foi lido pelo primeiro-secretário, deputado João Fernando Coutinho, do PSB.
No texto, o ex-governador alegou o imperativo da Legislação Eleitoral e da Constituição Federal para renunciar ao cargo. Eduardo Campos afirmou que, nos sete anos e três meses de gestão, honrou os compromissos sociais, históricos e políticos que pautaram sua trajetória. Ele agradeceu a contribuição democrática da Alepe e colocou-se à disposição para continuar a luta pelos interesses de Pernambuco.
O presidente da Assembleia, deputado Guilherme Uchoa, do PDT, recebeu a declaração pública de bens do novo governador e destacou que a Casa Joaquim Nabuco vivencia mais um momento especial. O parlamentar registrou os avanços conquistados pelo Governo Eduardo Campos, enaltecendo a figura do então vice-governador João Lyra Neto, que acumulou o cargo de secretário da Saúde, de 2008 a 2010. O presidente ressaltou, também, a importância do diálogo entre os Poderes, a fim de garantir a Pernambuco o patamar que a população merece.//
Em seguida, João Lyra Neto prestou o Compromisso Constitucional de posse. Em seu discurso, o novo governador disse que está com o mesmo entusiasmo do primeiro dia do Governo. Ele afirmou que vai concluir a obra iniciada pelo ex-governador Eduardo campos. João Lyra citou que, nos próximos nove meses, quer ir mais além, com os olhos voltados para o futuro. //
Além de Guilherme Uchoa, também integraram a mesa o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Frederico Neves, o primeiro-secretário, João Fernando Coutinho e o segundo-secretário, Claudiano Martins Filho, do PSDB.
Após a posse na Assembleia, João Lyra passou em revista as tropas e houve a transmissão de cargo no Palácio das Princesas.
O governador João Lyra Neto foi prefeito de Caruaru, no Agreste, por dois mandatos. Entre as duas gestões, foi deputado estadual, de 1994 a 1996, quando foi vice-líder do terceiro Governo Miguel Arraes. Em 2005, filiou-se ao PDT, partido pelo qual disputou a vice-governadoria na chapa de Eduardo Campos e, em outubro do ano passado, mudou para o PSB. Lyra é casado e pai de três filhas, além de irmão do ex-ministro da Justiça Fernando Lyra, que morreu em fevereiro de 2013. (F.N/R.V/A.M)
Deputado Guilherme Uchoa
Governador João Lyra Neto