
A história de Abreu e Lima foi lembrada na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O município, que completou 31 anos de emancipação política, ontem, foi parabenizado pela deputada Terezinha Nunes (PSDB). “É um dos maiores da Região Metropolitana do Recife (RMR), com cerca de 130 quilômetros quadrados.
Hoje, conta com um parque industrial em ascensão, com empresas nacionais e multinacionais”, apontou.
A parlamentar abordou a referência histórica do nome da cidade. “É uma homenagem ao revolucionário José Inácio de Abreu e Lima, filho de um dos mais ativos participantes da Revolução Pernambucana de 1817, o Padre Roma. Ele foi preso, no Recife, por insubordinação e desordem. Fugiu para os Estados Unidos com a ajuda da maçonaria e se alistou para compor as tropas do exército de Simon Bolívar, nas guerras de independência da Venezuela e da Colômbia. Em pouco tempo de atuação, foi promovido a general e chegou ao cargo de chefe do estado-maior do Exército Libertador”, relatou.
Terezinha também enumerou áreas que se destacam no lugar e registrou que a localidade representa 0,89% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. “A indústria de transformação é o setor que mais emprega formalmente. O alimentício também se sobressai, já que o lugar é um importante centro de compras. A Avenida Duque de Caxias, principal via, por exemplo, funciona como um ponto de comercialização de frutas e verduras, há 60 anos, e atrai moradores da região”, acrescentou, parabenizando a população e a gestão do prefeito Marcos José da Silva.