Homenageados recebem Medalha do Centenário de Luiz Gonzaga

Em 13/12/2012 - 18:12
-A A+

O clima de reconhecimento ao legado do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, marcou a cerimônia de entrega da Medalha do Centenário de Nascimento do artista, nesta quinta (13 de dezembro). Personalidades que conviveram com o sanfoneiro foram homenageadas. Exu, terra natal de Gonzaga, recebeu milhares de pessoas que lotaram o Parque Aza Branca para reverenciar o pernambucano do século vinte.

O presidente da Assembleia, deputado Guilherme Uchoa, do PDT, e outros parlamentares realizaram a entrega das comendas. Foram agraciados o presidente da Câmara de Vereadores de Exu, Francisco Brígido de Sousa, o ex-deputado Geraldo Coelho, e o neto de Luiz Gonzaga, Daniel Gonzaga.

Completam a lista o cantor Flávio Leandro, a prima de Luiz Gonzaga, Maria Lafaete, a matriarca da família que administra o Parque Aza Branca, Relva Aires de Alencar, além da representante da Fundação Padre João Câncio de Salgueiro, Helena Câncio. Clemilde Cardoso Parente recebeu a medalha em memória de Francisco Parente, o Beba, que foi administrador do Parque Aza Branca. Clemilde ressaltou o trabalho de Beba para dinamizar o local. \ Outras personalidades receberão a medalha na próxima terça-feira, às seis da noite, no Teatro de Santa Izabel.

A reunião itinerante também teve a entrega do Título de Cidadão de Pernambuco ao sobrinho de Luiz Gonzaga, Joquinha Gonzaga. Nascido no Rio de Janeiro, o cantor e sanfoneiro mudou-se para Exu após a morte do tio, para colaborar na fundação do Parque Aza Branca. Joquinha destacou o alto significado da homenagem.
Ainda nessa quinta, o deputado Henrique Queiroz, do PR, entregou uma placa a Elenilde Maria Parente de Alencar, em memória de José Alves de Alencar, que adquiriu o Parque Aza Branca da família de Luiz Gonzaga, e foi descerrada a escultura do Rei do Baião. Ao longo deste ano, a Assembleia realizou diversos eventos para homenagear o centenário do Rei do Baião. Como parte das atividades, a Mesa Diretora reeditou cinco mil cópias do livro Luiz Gonzaga, o matuto que conquistou o mundo, de autoria de Gidson Oliveira. A obra vai ser distribuída na rede pública de educação. (R.F.)