Portal da Alepe se consolida no gosto dos internautas

Em 02/11/2010 - 00:11
-A A+

O número de acessos ao site da Assembleia Legislativa vem aumentando a cada dia. Em média, são aproximadamente mil buscas diárias. A grande maioria dos registros é oriunda do público externo. O levantamento foi feito pela Superintendência de Modernização Institucional e Tecnológica da Alepe. “O cidadão esta cada vez mais interessado em se informar sobre o que ocorre na Casa”, disse o superintendente do setor, Bráulio Lira.

A ferramenta mais acessada é o clipping jornalístico, que oferece ao internauta uma seleção de notícias, envolvendo a Casa ou parlamentares, publicadas em jornais ou em outros veículos de comunicação. Dos 892.960 registros na seção, 874.450 foram de pessoas de fora da Assembleia. “Apenas 18.510 acessos foram internos”, observou, acrescentando que as buscas são superiores, inclusive, à da página de abertura do site. “Muitos nem sequer passam pela página inicial, vão direto ao endereço do clipping”.

O pouco registro interno demonstra falta de conhecimento da ferramenta por parte dos funcionários, na opinião de Bráulio. “O clipping eletrônico, às vezes, é mais completo, pois contém notícias publicadas na Internet que não estão disponíveis na seleção impressa de matérias”, ponderou. Visualização de requerimentos (688.758); notícias do Diário Oficial (471.074); proposições (404.783); páginas dos parlamentares (88.412); e lista de frequência (61.278) são também links bastante visitados pelo público externo.

Estão entre os favoritos do público interno, a página inicial, com 397.782 acessos; Últimas Notícias (56.972), Fotojornalismo (42.839) e pesquisa no Diário Oficial (36.512). O site foi totalmente repaginado, em 2008, ficando com visual mais atrativo. Ao todo são 120 seções. No período da pesquisa, o Plenário Virtual teve cerca de 11 mil acessos entre público interno e externo.

O próximo passo, segundo Bráulio, é atualizar o LegisPe. O setor traz uma coletânea da legislação pernambucana, publicada a partir de 1º de janeiro de 1988, composta da Constituição Estadual, Decretos Legislativos, Leis Complementares, Leis Ordinárias e Decretos do Poder Executivo. “No novo formato haverá vinculação de leis. Assim, será possível acompanhar as mudanças na legislação”, ressaltou. O endereço do site da Alepe é www.alepe.pe.gov.br.