Exército coordena Operação Pipa

Em 04/12/2008 - 00:12
-A A+

O Exército Brasileiro e o Governo Federal estão realizando, pelo décimo ano consecutivo, uma ação que objetiva distribuir água potável por todo o Nordeste, a Operação Pipa. O programa é realizado com o intuito de amenizar o sofrimento da população que enfrenta o problema da seca. Em Pernambuco, 23 municípios são atendidos.

“O Exército estendeu a mão amiga, passou a colaborar com a população e se responsabilizou pelo planejamento, coordenação e fiscalização da busca, transporte, desinfecção e distribuição da água por meio de carros-pipa alugados”, destacou, ontem, o deputado José Alves (PDT), que tratou do assunto.

Atualmente, o Comando Militar do Nordeste (CMNE), com sede no Recife, é o responsável por direcionar o produto para unidades militares. No Estado, existem seis organizações do setor, situadas no Recife, Olinda, Garanhuns, Petrolina e São Bento do Una. Todas têm a tarefa de apoiar a operação fornecendo suporte aos municípios carentes. “Estão de parabéns os Governos Federal e Estadual pelo esforço que vêm fazendo, e o Exército Brasileiro, na pessoa do comandante do CMNE, general-de-exército Marius Teixeira Neto, pelo compromisso e seriedade”, pontuou Alves.

Para o município ser incluído no programa de abastecimento, deve decretar estado de emergência ou de calamidade pública e buscar o reconhecimento do Governo Estadual para que este informe a situação ao Ministério da Integração.

A Companhia de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) é responsável por receber os pedidos dos gestores municipais. O parlamentar informou, ainda, que o CMNE disponibilizou dois telefones para denunciar possíveis irregularidades na Operação Pipa: o (81) 2129.6134 e o 2129.6187.