
A alegria e o alto astral marcaram, ontem, a cerimônia de entrega do Título de Cidadã de Pernambuco à cantora Elba Ramalho. Natural de Conceição do Piancó, na Paraíba, e radicada no Rio de Janeiro, a cantora se disse “emocionada e muito feliz”. “Desde criança, aprendi a conhecer e amar a cultura de Pernambuco.
Finalmente chegou o dia de ser considerada realmente pernambucana. Sou Leão do Norte”, frisou, agradecendo o deputado Antônio Moraes (PSDB), que propôs a homenagem.
Durante o evento, também foi concedido à cantora o Título de Cidadã do Recife, sugerido pelo vereador Henrique Leite (PT). O Bloco Flor da Lira recepcionou Elba com a música Vem Dudu, gravada, em 2002, em parceria com a cantora. Vários artistas, como Arlindo dos Oito Baixos e o grupo Vates e Violas, também prestaram homenagem.
O deputado Raimundo Pimentel (PSDB), que presidiu a cerimônia, ressaltou a trajetória artística da mais nova pernambucana, “que muito tem contribuído para a divulgação da música regional”. “Ela é uma das mais prestigiadas intérpretes da MPB, reunindo em seus shows os mais diversos públicos, sendo aplaudida em festas juninas, festivais de jazz ou rock”, disse Pimentel, acrescentando que, ao conceder o título, a Alepe homenageia não apenas a cantora, mas também o seu Estado natal, “que tantos valores têm oferecido ao Brasil”. De acordo com Pimentel, esta foi a primeira cerimônia realizada conjuntamente com a Câmara Municipal do Recife.
Moraes destacou a versatilidade de Elba, “considerada a melhor intérprete feminina das músicas de Luiz Gonzaga,” e justificou a homenagem. “Depois do Rei do Baião, Elba é quem melhor canta as músicas nordestinas, como o forró e o frevo. É motivo de orgulho tê-la como pernambucana”, disse. O tucano também lamentou a falta de reconhecimento nacional da cultura pernambucana, apesar de sua diversidade.
O governador Jarbas Vasconcelos (PMDB) enviou mensagem justificando a ausência e elogiou a iniciativa. “Elba é quase natural de Pernambuco”, ressaltou o texto, lembrando que ela foi apresentada nacionalmente pelo Quinteto Violado.
O presidente da Fundarpe, Bruno Lisboa, representou o governador. O vereador Henrique Leite ressaltou que a cantora reforça a cultura nordestina ao divulgar as tradições do Nordeste no Brasil e no mundo. “Apenas homologamos o título, pois Elba é pernambucana há muito tempo”.