Meio Ambiente faz balanço do semestre

Em 27/06/2003 - 00:06
-A A+

Na última reunião do semestre, ocorrida na manhã de ontem, a Comissão de Defesa do Meio Ambiente fez um balanço do que foi realizado neste início de legislatura. Os parlamentares avaliaram as atividades promovidas e apresentaram sugestões para o próximo semestre. No encontro, a comissão também apresentou o relatório da viagem realizada pelo presidente e da vice do colegiado, deputados Alf (PDT) e Ana Cavalcanti (PP), respectivamente, ao Estado de São Paulo, onde foram conhecer as experiências de aterros sanitários.

Para Alf, o balanço foi positivo, e as ações buscaram dar um novo perfil ao trabalho do colegiado. “Quando assumimos a presidência desta comissão, tivemos conhecimento de que, num período de quatro anos, somente quatro audiências públicas haviam sido realizadas. Começamos a direcionar nosso trabalho com a preocupação de que o grupo não ficasse limitado somente à elaboração de pareceres. Tentamos dar um novo perfil, voltado para identificar e servir como condutor para a solução dos principais problemas que ocorrem no Estado”, definiu.

O presidente da comissão ainda relacionou alguns resultados já obtidos graças ao trabalho do grupo. Um deles, de acordo com Alf, foi o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgotos da Compesa no bairro de Peixinhos, em Olinda, que estava parada. “Uma semana após a visita realizada e a denúncia feita pelos membros do colegiado, a estação, que estava sem funcionar, voltou a operar”, informou.

Para apresentar o relatório da visita a São Paulo, os deputados Alf e Ana Cavalcanti mostraram, através de slides e de um vídeo, exemplos de lixões e aterros sanitários visitados. “Queríamos não só mostrar o que deu certo, mas também o que estava errado, e as experiências para amenizar os efeitos ao meio ambiente e que podem ser utilizadas aqui”, destacou Ana Cavalcanti.