A deputada Ana Rodovalho (PSC) defendeu, ontem, que as mudanças estudadas para a modernização da Previdência Social não penalizem o servidor aposentado, que “dedicou longos anos de sua vida ao serviço público”. De acordo com a parlamentar, se houver desconto sobre o salário do aposentado, que seja para aqueles que ganhem acima de dez mínimos. “É de se esperar que o Congresso Nacional se sensibilize com tal situação, a fim de evitar processos judiciais que tumultuariam a administração pública”, observou. Ela questionou o fato de o presidente Lula, quando era oposição, ser contrário a essa cobrança.
Para a deputada, seria injusto tolher a expectativa de uma aposentadoria com proventos integrais. Ela lembrou que, geralmente, quando um funcionário está apto a se aposentar, surgem as doenças típicas da idade, como o aumento da pressão sangüínea, insuficiência cardíaca, diabetes, entre outras. Isso provoca despesas maiores, tendo em vista o preço elevado dos remédios. “Se chegar à terceira idade sem problemas de saúde, o funcionário tem que arcar com outra despesa: o plano privado de saúde”, acrescentou.
COMO CHEGAR