Inundações do Rio Tejipió causam polêmica na Alepe

Em 15/05/2003 - 00:00
-A A+

As freqüentes inundações no distrito de Cavaleiro, causadas, segundo a deputada Ana Rodovalho (PSC), “pela situação caótica em que se encontra o Rio Tejipió”, culminaram num acalorado debate, ontem, no Plenário. A parlamentar fez um apelo à Prefeitura do Recife para que viabilize a limpeza do rio, a fim de evitar as inundações. Ela quer que as Comissões de Saúde e Meio Ambiente façam uma visita ao local, a fim de avaliar o problema in loco.

O rio fica localizado na divisa de Jaboatão dos Guararapes com o Recife.

Segundo a deputada, o recolhimento do lixo, do lado de Jaboatão, vem sendo feito regularmente. “As inundações freqüentes geram uma série de problemas, principalmente no que diz respeito à saúde, provocando surtos de leptospirose, entre outros males. O problema é ainda maior porque, se a Prefeitura de Jaboatão realizar algum serviço de limpeza no trecho de Recife, fica sujeita a implicações jurídicas, já que isto não é de sua competência”, acrescentou.

O discurso gerou apartes dos deputados José Queiroz (PDT), Isaltino Nascimento (PT), Tereza Leitão (PT), Ciro Coelho (PFL), Bruno Araújo (PSDB), Roberto Liberato (PFL) e Roberto Leandro (PT). Queiroz questionou o fato do prefeito João Paulo ter sido responsabilizado pelo problema.”O assunto é de competência do Governo do Estado, que tem sido omisso”, afirmou. Isaltino disse que dos 66 canais que existem em Recife, 51 “foram totalmente limpos, e os demais, inclusive o de Tejipió, fazem parte da Operação Inverno e também serão limpos”.

Ana Rodovalho explicou que não estava criticando João Paulo, mas alertando para a gravidade da questão.

Tereza Leitão questionou o fato da gestão do PT no Recife ser freqüentemente avaliada e citada na Casa e levantou o problema dos recursos previstos para a educação no município de Jaboatão, administrado pelo prefeito Fernando Rodovalho, “que são inferiores aos 25% previstos em lei”. Em seguida, Ciro Coelho saiu em defesa de Ana, defendeu uma ação conjunta e criticou os petistas que, segundo ele, ficam alterados quando o prefeito do Recife é citado. “Vou fazer uma visita a esse canal e provar que o discurso do PT não tem coerência e não tem competência”, declarou. Araújo, Leandro e Liberato também defenderam a resolução do problema através de uma parceria entre os municípios.

Tereza Leitão sentiu-se ofendida por uma expressão utilizada por Coelho. A parlamentar classificou de “machista o modo como o deputado se referiu às deputadas do PT, ‘que ficam nervosas quando se fala em João Paulo’”. “No momento, eu era a única deputada petista presente. Meu aparte foi tão tranquilo que a deputada Ana Rodovalho o incorporou totalmente ao seu discurso. Todas as vezes que uma deputada for aqui citada, de forma preconceituosa, vou protestar, porque desde o início dessa legislatura, nunca vi nenhuma das oito parlamentares agir histericamente, mas já vi deputados homens perderem o controle várias vezes”, concluiu, solicitando o registro em ata. Ciro Coelho não se pronunciou porque já havia deixado o Plenário no momento do comentário.