A passagem da comitiva presidencial pelo Recife, Abreu e Lima e Buíque, no final de semana, foi registrada, ontem, pela deputada Teresa Leitão (PT). Para ela, a visita teve significado político e dimensão social pelo lançamento dos subprogramas Conviver e o Seguro Safra, integrantes do Programa Fome Zero, e pela possibilidade de instalação de uma refinaria de petróleo no Estado.
Assunto que foi tratado entre os presidentes Lula e Hugo Chavéz, da Venezuela, e o governador Jarbas Vasconcelos.
Ela também destacou a capacidade de negociação de Lula e a sua habilidade para o diálogo, “que a cada dia surpreende os analistas políticos”. Teresa afirmou que a postura de Lula contraria a expectativa dos que afirmavam que Pernambuco seria discriminado durante o governo petista. “Já pagamos esse preço em passado recente, quando brigas partidárias falaram mais alto do que o interesse público, mas o Governo Lula está demonstrando que aprendeu as lições ensinadas pela vida”, ressaltou, afirmando que os mais pobres precisam ser tratados com políticas específicas e o que combate às desigualdades regionais, refletidas na saúde, na educação, na qualidade de vida da população é meta prioritária de Lula.
COMO CHEGAR