Petista alerta para Mal de Parkinson

Em 11/04/2003 - 00:00
-A A+

O deputado Isaltino Nascimento (PT) apresentou projeto de lei instituindo no calendário do Estado o dia 11 de abril como o Dia do Parkinsoniano. Ele falou sobre o assunto, ontem, na Alepe, aproveitando a data dedicada internacionalmente aos portadores da doença. Segundo ele, estima-se que existem aproximadamente 4 mil infectados no Estado. O índice mundial é, em média, de 150 casos por cem mil habitantes. “A doença é de condição crônica e a evolução do sintomas é lenta e variável em cada caso, podendo ter origem genética ou ambiental”.

Fernando Lupa (PSDB) foi solidário com o colega e relatou o caso de sua mãe, que é vítima do Mal de Parkinson.

O presidente da Comissão de Saúde, Sebastião Oliveira Júnior (PFL), também prestou apoio ao petista, esclarecendo que a doença não escolhe classe social ou idade, apesar de ser mais comum após os 60 anos.