Designado como relator pela Comissão de Meio Ambiente das discussões levantadas em audiência pública ocorrida na última sexta-feira (28), no município de Rio Formoso, o deputado Lourival Simões (PV) fez, em Plenário, um relato do que ocorreu durante a visita à localidade. Simões informou aos demais parlamentares da Casa o que foi discutido na ocasião e quais as próximas ações das Comissões de Saúde e de Meio Ambiente, que promoveram a visita.
“Averiguamos a grave situação que atinge a população de Rio Formoso, que está sofrendo com a poluição do rio causa por um problema na estação de tratamento da Compesa. O órgão não finalizou o projeto de saneamento implantado no município, o que deve ser resolvido com a liberação da segunda etapa do Programa de Ação para o Desenvolvimento Integrado do Turismo (Prodetur), que está financiando a obra”, informou. O deputado ainda destacou que uma das medidas que serão tomadas pelo grupo é a realização de coleta e análise, “por um laboratório idôneo”, da água da cidade. “Iremos também cobrar um posicionamento da Companhia Pernambucana do Meio Ambiente (CPRH). Vamos discutir o que for preciso para a solução desse problema”, assegurou.
Simões também respondeu às críticas do presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Alf (PDT), feitas durante a audiência em Rio Formoso, sobre a falta de investimentos do Governo do Estado na área de saneamento básico. Segundo o deputado do PV, foram investidos, somente dentro do Projeto Alvorada, em parceria com o Governo Federal, R$ 90 milhões em ações de saneamento e fornecimento de água. “Trago também informações aos deputados votados na Zona da Mata que, em abril, serão iniciadas as ações do Plano de Investimento Municipal (PIM), que investirá cerca de US$ 60 milhões nessa área. A finalização do projeto está previsto para o mês de outubro deste ano”, informou.
COMO CHEGAR