A Comissão de Educação se reuniu, ontem pela manhã, e, por sugestão da deputada Teresa Leitão (PT) marcou para o dia 28 de abril, uma audiência pública que vai discutir o Projeto Brasil Alfabetizado, do Governo Federal, a ser implantado no mês de abril, pelo Ministério da Educação, com o objetivo de acabar com o analfabetismo no Brasil. No Estado, foram escolhidos cinco municípios para a implantação da proposta: Recife, Olinda, Jaboatão, Cabo e Igarassu.
Vão estar presentes para debater, a Secretaria Estadual de Ensino do Estado, o Conselho Estadual de Educação do Estado, a Diretoria de Políticas Educacionais de Pernambuco, o Ministério da Educação (MEC), a Fundação Joaquim Nabuco e o Instituto Paulo Freire. “Nessa data teremos condições de poder discutir com o MEC esse projeto inovador, que irá melhorar o ensino do nosso país e principalmente do nosso estado”, afirmou o deputado Raul Henry (PMDB).
Foram distribuídos dois projetos e três foram retirados de pauta por terem o mesmo teor e serão unificados em um só. O primeiro de autoria do deputado Isaltino Nascimento (PT), que torna obrigatória a exibição de filme publicitário esclarecendo as conseqüências de drogas lícitas e ilícitas antes das seções principais em todos os cinemas do Estado foi entregue a deputada Teresa Leitão (PT), para ser relatado.
A proposta de Sebastião Rufino (PFL), que entrega ao jogador Ronaldinho do Real Madrid, a medalha de Honra ao Mérito Esportivo, foi entregue ao parlamentar Raul Henry, que vai relatar. Teresa Leitão vai enviar um pedido de informação ao secretário de educação e cultura do Estado, Mozart Neves Ramos, solicitando quantos alunos estão sendo prejudicados com o retardamento das obras nas escolas públicas de Pernambuco, quantas escolas estão em reforma, quais as razões desse atraso e quando essas obras serão finalizadas.
COMO CHEGAR