Pernambuco está sendo considerado o terceiro Estado da Federação com o mais elevado índice de doenças sociais, particularmente junto às comunidades pobres das áreas urbana e rural. Ao destacar o problema, o deputado Ulisses Tenório (PTB) credita o fato à queda de investimentos no setor de saúde.
Na opinião do parlamentar, o que se vê, hoje, “é um quadro de endemias e epidemias molestando a vida da população e aumentando a letalidade acima dos parâmetros normais”.
Enumerando enfermidades, entre as quais a dengue, a hanseníase, a tuberculose e a malária, o deputado ressalta que o País convive com esse quadro de forma intensa e grave, sobretudo “pela falta de vontade política e de investimentos públicos em atacar o mal pela raiz, de forma decidida e consciente”.
As estatísticas indicam que, em 1999, ocorreram 1.368 mortes em Pernambuco por falta de saneamento e, no ano seguinte, o Sistema Único de Saúde registrou que 7,44% dos internamentos foram conseqüentes de saneamento inadequado. O parlamentar petebista disse que somente com investimentos direcionados para o saneamento básico, drenagem, coleta e destinação do lixo, limpeza de canais a céu aberto, melhoria das habitações de taipa, das palafitas e cobertas de zinco e ordenamento do espaço urbano será possível mudar o atual quadro.
COMO CHEGAR