Em seu último pronunciamento na Casa, o deputado João Braga (PV) deu, mais uma vez, prova de seu compromisso com a preservação da história de Pernambuco. O deputado deixa em fase de tramitação várias propostas com esse objetivo. Uma delas sugere a criação de um calendário de comemorações a serem realizadas em 2004, junto com as comemorações aos 400 da chegada de Maurício de Nassau ao Estado. Braga defende a comemoração dos 350 anos da expulsão dos holandeses e dos 180 anos da Confederação do Equador, que ocorrem em 2004. “Tudo isso é parte de uma história linda, forte e ousada escrita pelo povo pernambucano, e esta Casa tem o dever de lutar pela sua preservação e divulgação”, destacou.
Braga sugeriu que a Assembléia Legislativa criasse o seu próprio calendário de comemorações dessas datas. “Acho que, dessa forma, esta Casa estaria marcando uma posição política importante. A impressão que temos é a de que o povo pernambucano nutre um amor muito discreto por essas lutas, e é preciso reforçar esse sentimento fazendo o resgate da história”, defendeu.
O parlamentar deixa ainda em tramitação a proposta de criação da Medalha da Luta Libertária, que seria entregue a partir de 2004, de cinco em cinco anos, às figuras e instituições que mais se destacarem na luta pela preservação e difusão desses fatos marcantes da história pernambucana. Além disso, deixa uma proposição bastante polêmica, que prevê a exposição à meio mastro da bandeira de Pernambuco que fica à frente do prédio da Assembléia. O objetivo seria protestar contra as “injustiças” que vêem ocorrendo, ao longo dos anos, ao Estado. “Nós fomos os inventores da República e não somos sequer citados. Além disso, se não há mais condições de retomar, territorialmente, à Pernambuco a Comarca do São Francisco, que essa reparação seja feita oficialmente, por escrito, pelo Governo”, defendeu.
Por fim, o deputado sugeriu que fosse criada uma comissão, no âmbito do Poder Executivo, formada pelos mais diversos setores que lutam pela preservação da imagem da história do Estado, com a participação de todos os setores da sociedade, a fim de elaborar um calendário oficial de divulgação das datas importantes. O presidente da Assembléia, deputado Romário Dias (PFL), se propôs a intermediar a criação dessa comissão, perante o Governo, e disse que o deputado João Braga seria convidado a fazer parte dela. “Vamos trabalhar pela elaboração desse calendário”, comprometeu-se Dias.
COMO CHEGAR