Raul Henry é o campeão de votos da história da Alepe

Em 08/10/2002 - 00:10
-A A+

Raul Henry é o campeão de votos da história da Alepe O ex-secretário estadual de Educação e ex-vice-prefeito do Recife, Raul Henry (PMDB) recebeu nas eleições do último domingo a maior votação já registrada em Pernambuco para a Assembléia Legislativa (Alepe). Até o fechamento desta edição, quando restavam apenas 0,10% das urnas para serem apuradas, Henry tinha 117.418 votos, número suficiente para ser eleito sem precisar da votação do partido ou da coligação União Por Pernambuco (PFL, PMDB, PSDB e PPB). Já era esperado que o peemedebista fosse o campeão de votos, mas o seu desempenho terminou sendo superior ao que estava previsto por analistas políticos.

O segundo colocado, o soldado da Polícia Militar Moisés Filho (PL) também surpreendeu, superando a casa dos 58 mil votos e foi o mais votado na coligação Frente das Esquerdas de Pernambuco (PT, PL, PCdoB, PCB e PMN). Dirigente da Associação de Cabos e Soldados da PM, Moisés Filho liderou a base da corporação militar em duas paralisações ocorridas em 1997 e 2000.

O presidente da Comissão de Administração Pública da Assembléia, deputado Bruno Araújo (PSDB) ficou em terceiro lugar com votação maior do que 57 mil votos e garantiu o seu segundo mandato. Araújo, que é atualmente o parlamentar mais jovem, foi primeiro vice-presidente e assumiu a Mesa Diretora por seis meses, com apenas 28 anos.

Entre os cinco mais votados, o que tem mais experiência é o deputado Manoel Ferreira (PPB), quarto colocado, que já estava com quase 53 mil votos quando restavam apenas 16 seções eleitorais. Ferreira, que é terceiro-secretário da Alepe, assegurou o seu quinto mandato. O parlamentar pepebista ampliou sua votação em mais de 100%, já que em 1998 ele tinha conquistado 22.260 votos.

O quinto colocado nas eleições também tem representação policial. O ex-comissário da Polícia Civil e ex-presidente do Sinpol (Sindicato dos Policiais) deputado estadual Sérgio Leite (PT). Ele recebeu, até o fechamento desta edição, 52.387 votos. Parlamentares experiente devem ocupar as três posições seguintes na lista dos mais votados: José Queiroz (PDT), Guilherme Uchôa (PDT) e Augusto Coutinho (PFL).

Renovação – O presidente da Tribunal Regional Eleitoral, Antônio Camarotti, avaliou de forma positiva o alto índice de renovação na Assembléia Legislativa.

“Essa renovação faz parte do processo democrático”.