Obras sociais dão título de Expoente a D. Sussu Aos 73 anos de idade Margarida Krause Gonçalves de Moura Cavalcanti receberá o título de Expoente Pernambucano, instituído pela Assembléia Legislativa. Viúva do ex-governador Moura Cavalcanti, ela foi uma das dezesseis pessoas escolhidas para receber o título.
Dona Sussu, como é mais conhecida, desenvolveu uma série de projetos sociais ao longo da vida pública de seu esposo. Em 1964, idealizou e organizou a 1ª Feira de Municípios, que até hoje se reveste como um dos maiores eventos do calendário turístico do Estado. “Fico muito feliz ao ver a continuidade desse projeto. A feira está cada vez maior, gerando mais empregos e divulgando a cultura pernambucana”, comenta Dona Sussu.
Quando assumiu a presidência da Cruzada de Ação Social, em 1975, criou vário eventos para obter recurso para o mantimento de creches, doação de cadeiras de rodas e assistência médica-odontológica para pessoas carentes. O mais famoso dos eventos foi o Baile de Debutantes. “Outras pessoas depois tentaram reeditar o baile, mas acho que hoje em dia não compensa mais. A renda não é a mesma e o sistema das meninas de hoje é muito diferente”, opinou.
Dona Sussu ainda implantou e comandou programas como as Lojas de Artesanato em Brasília e na Casa da Cultura. Por conta de seu grande trabalho na área social, foi agraciada com diversos títulos e medalhas, entre eles o diploma conferido pelo Conselho Nacional de Mulheres, em 1977, por ser uma das Dez Mulheres do Ano que muito trabalhou pela integração da mulher no processo de desenvolvimento sócio-político-econômico do Brasil.
Apesar do extenso currículo, Dona Sussu se diz surpresa com a homenagem da Assembléia. “Fico surpresa em ser escolhida juntamente com pessoas como Ariano Suassuna e Francisco Brennand. Me sinto muitíssimo honrada pela homenagem e fico feliz e satisfeita pelo reconhecimento de minha dedicação”, revela.