Ranilson elogia securitização de dívida ativa do Estado

Em 10/05/2002 - 00:00
-A A+

Ranilson elogia securitização de dívida ativa do Estado A busca de uma alternativa concreta para que o Estado consiga mais recursos e possa manter os investimentos, mesmo após a utilização das verbas da privatização da Celpe, foi comemorada ontem pelo deputado Ranilson Ramos (PPS).

O parlamentar parabenizou a iniciativa do deputado Paulo Rubem (PT) de provocar a Audiência Pública realizada anteontem, na Comissão de Finanças, para debater com representantes do Executivo a idéia de securitizar (privatizar os créditos tributários de difícil recuperação) a dívida que o Estado tem a receber.

“Trata-se de uma medida inédita no Brasil em termos de Executivos estaduais, que pode garantir mais recursos importantes para a continuidade dos investimentos realizados com os recursos da venda da Celpe”, lembrou Ramos. De acordo com o parlamentar, os créditos têm valor de face de cerca de R$ 5 bilhões, que podem ser negociados e render mais de R$ 1 bilhão para o Estado.

Ramos defendeu atenção especial para o tema e o acompanhamento da Assembléia no sentido de garantir a aprovação da proposição do Governo, viabilizando a operação financeira. “A Caixa Econômica Federal já fez isso, o Banco do Brasil também, com créditos rurais, e conseguiu a recuperação de 60% dos ativos de difícil retorno”, concluiu o deputado.