Gomes confirma candidatura do PSB O deputado Jorge Gomes (PSB) reafirmou, durante pronunciamento, a candidatura do governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho (PSB) à presidência, como fora divulgado na imprensa pela Executiva Nacional do Partido, em nota oficial, ontem (07). “A decisão não impede, no entanto, que sejam tomadas medidas contra as modificações introduzidas na legislação eleitoral nos últimos dias, que fizeram surgir especulações sobre a possibilidade de desistência da candidaturas de alguns partidos, entre os quais, indevidamente, foi colocado o PSB”, disse o parlamentar.
Gomes disse ainda que a Comissão Nacional do PSB decidiu ingressar junto ao Supremo Tribunal Federal com ação direta de inconstitucionalidade contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral que modifica dispositivos da lei eleitoral relativos a alianças partidárias para as próximas eleições. De acordo com o deputado, as alterações ferem o princípio federativo, a autonomia dos poderes e agridem a Constituição Federal.
De acordo com o deputado, a avaliação do PSB é de que iniciativas pontuais ajustadas à concepção geral defendida pelas forças conservadoras foram apresentadas e aprovadas, ao longo do tempo, sempre com o objetivo de criar empecilhos à livre organização dos partidos e à livre manifestação da população civil organizada. “A conclusão desse impasse é a que todos sabemos: a reforma que não foi possível realizar por via legítima do Congresso é, agora, intentada pela via irregular dos tribunais”, concluiu.