Comissão propõe luta contra trabalho infantil

Em 21/05/1999 - 00:05
-A A+

O presidente da Comissão de Defesa da Cidadania, deputado João Paulo (PT), quer montar uma estratégia, juntamente com representantes de sindicatos e organizações não-governamentais, com o propósito de criar uma frente de luta contra o trabalho infantil. “Precisamos fiscalizar os locais onde há exploração da mão-de-obra infantil e denunciar essa ação”, enfatiza o parlamentar.

Durante a audiência pública, João Paulo citou indicadores do Unicef que revelam as disparidades na taxa de analfabetismo de crianças e adolescentes do Nordeste, em comparação com as demais regiões do País.

João Paulo fez questão de frisar que a média de analfabetos com idades entre 10 e 14 anos, no Nordeste, é de 23,9%, ao passo que, no Sudeste, esse índice médio é de 2,4%. “Até na Região Norte o índice é menor (8,7%). A diferença é, de fato, absurda e precisamos cobrar das autoridades mais empenho para resolver esse problema”, salienta.

O deputado Elias Lira (PFL), que também participou da audiência pública, observou que, na época em que esteve à frente da Prefeitura de Vitória de Santo Antão, aumentou o número de grupos escolares de 4 para 18. “Sempre lutei para que os filhos dos agricultores tivessem acesso à educação e não trabalhassem, pois lugar de criança é na escola”, destaca o parlamentar pefelista, que elogiou a iniciativa da Comissão de Defesa da Cidadania de promover debate sobre um assunto tão importante. (Cláudia Lucena)