Comissão de Saúde vai fazer acompanhamento de instituições do setor

Em 12/05/1999 - 00:05
-A A+

Preocupada com os problemas de saúde pública enfrentados pela sociedade, nos dias atuais, a Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa pretende dar a sua colaboração a entidades ligadas ao setor, sejam públicas ou privadas. Essa foi uma das principais ações discutidas, ontem, durante a primeira reunião do Colegiado. “A Comissão não vai limitar sua atuação à emissão de pareceres dos projetos que tramitam na Casa. Vamos sair e ampliar a discussão com a sociedade”, afirma o presidente da Comissão, deputado Jorge Gomes.

Na programação prevista para esse biênio, a Comissão de Saúde fará visitas a hospitais e entidades da área de saúde. Aproveitando o mote dos 500 anos do descobrimento do Brasil, o Colegiado também quer discutir assuntos relacionados à saúde da mulher, do negro e do índio, por exemplo, além de questões ligadas à produção de alimentos e à fome.

Jorge Gomes ressaltou que as visitas a hospitais não têm, necessariamente, um caráter fiscalizador. “Mas se detectarmos irregularidades, vamos estudar formas de contribuir para a resolução dos problemas”, enfatiza o parlamentar.

Participaram da primeira reunião os deputados Ulisses Tenório, Garibaldi Gurgel e Eudo Magalhães.

Para a quarta-feira da próxima semana, a Comissão de Saúde já agendou uma visita ao Centro Suvag (entidade que trata de deficientes auditivos), marcada para as 9h. Um encontro dos parlamentares integrantes do Colegiado com representantes de entidades da área de saúde, na Sociedade de Medicina, também deverá ser confirmado para o mesmo dia. (Cláudia Lucena)