O deputado Bruno Araújo (PSDB), primeiro vice-presidente da Assembléia Legislativa, informou, ontem, que uma delegação da Assembléia Nacional de Quebec (Canadá) virá participar da III Conferência Nacional da Unale, em maio, no Recife, encontro que reunirá integrantes do Poder Legislativo dos Estados e debaterá questões relevantes para o regime democrático e para o nosso sistema federativo.
Araújo esteve em visita ao Canadá e foi recebido pelo Presidente do Parlamento de Quebec, Jean-Pierre Charboneau, que enviou uma medalha comemorativa daquela Assembléia para o presidente do Legislativo, deputado José Marcos (PFL), e uma mensagem sobre o convite para participar da Conferência.
Na mensagem do presidente Jean-Pierre Charboneau, lida por Bruno Araújo, ele agradece o convite para participar do encontro e assegura a presença da delegação canadense. Charboneau adianta que partilhou com contentamento das discussões com o parlamentar pernambucano e revela o interesse daquela Assembléia nas relações interparlamentares.
Na mensagem, o presidente Charboneau esclarece que o Parlamento daquele País está interessado nos objetivos da Comissão de Relações Internacionais da Assembléia de Pernambuco e que a Assembléia Nacional de Quebec é bastante ativa em relações interparlamentares, tanto em redes multilaterais como bilaterais.
Nesse campo, esclarece o presidente Jean-Pierre, a meta é ampliar as relações com a Assembléia Legislativa de Pernambuco e com a Unale, tanto que esteve em Brasília para discutir com os presidentes e vice-presidentes do Congresso Nacional e o presidente da Unale sobre os andamentos da Conferência Parlamentar das Américas e da Conferência de Quebec. Ele lembra ainda que o Brasil encontra-se em posição de relevo nessa área, daí a necessidade de estabelecer vínculos entre as instituições. (Nagib Jorge Neto)