Maranhão ressalta papel dos políticos da Região Nordeste

Em 10/04/1999 - 00:04
-A A+

O governador da Paraíba, José Maranhão, primeiro expositor sobre o tema “Os políticos nordestinos no cenário nacional”, enalteceu a Região Nordeste, considerando-a um “celeiro de inteligência nacional”. Para ele, é inegável a contribuição da classe política nordestina no processo de restauração da ordem democrática no País.

No discurso que fez, ele recordou fatos da história do País, desde o Império à República. Destacou a figura do paraibano Epitácio Pessoa, primeiro nordestino que chegou à Presidência da República. “Esse soube ser grande em todas as dimensões da vida pública e, como se não bastasse a obra jurídica que deixou, imprimiu sua marca pessoal na memória política do Brasil, como um paradigma de líder absolutamente singular”, salientou.

Em seguida, José Maranhão referiu-se ao sobrinho de Epitácio Pessoa, João Pessoa, “que lavou com o próprio sangue a honra da Paraíba, deixando a marca do administrador ousado no Governo”.

O governador da Paraíba também não se esqueceu de citar nomes como o de Rui Barbosa e do conselheiro Francisco Rosa e Silva. “Rui Barbosa será sempre um capítulo especial na história das idéias políticas do Brasil. Quanto a Rosa e Silva, que chegou a ocupar a vice-presidência da República durante o mandato de Campos Sales, notabilizou-se pela honradez e seriedade” (CL)