ou

Alepe é o primeiro Legislativo do Brasil a firmar parceria com Instituto de combate à violência contra a mulher

Em 29/09/2025

Instalação na Casa Joaquim Nabuco de um banco vermelho, nesta segunda-feira (29/10), transformará o espaço do Legislativo de Pernambuco em símbolo de memória e resistência

 

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) será o primeiro parlamento estadual do Brasil a firmar convênio com o Instituto Banco Vermelho (IBV), organização dedicada à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a mulher. Como marco da parceria, será instalado nesta segunda-feira (30), às 14 horas, em frente ao Edifício Miguel Arraes, sede da Alepe, um banco gigante na cor vermelha, símbolo de mobilização social e de impacto visual contra a violência doméstica e o feminicídio

De acordo com os organizadores, o banco é mais do que um símbolo, ele transforma os espaços públicos em pontos de reflexão, conscientização e respeito. A proposta é alertar a sociedade contra a naturalização da violência contra a mulher. Em muitas instalações, o equipamento recebe frases de impacto ou dados sobre feminicídio, reforçando sua função educativa e de mobilização social.

O Instituto Banco Vermelho tem como missão conscientizar a população por meio de ações de educação, prevenção e estímulo ao debate em espaços públicos e institucionais. A proposta é contribuir para a construção de uma cultura de respeito e igualdade de gênero, além de manter o tema da violência presente no cotidiano, combatendo sua naturalização e reforçando a importância de políticas públicas voltadas para a equidade de gênero.

Novo marco

Para o Instituto Banco Vermelho, a parceria com a Alepe representa um passo importante na trajetória da entidade de enfrentamento à violência de gênero em diálogo com a sociedade. “A instalação do nosso banco gigante oficializa um expressivo marco nacional, porque a Alepe é a primeira Assembleia Legislativa do Brasil a firmar parceria conosco. Essa conexão será um chamado potente às demais Casas Legislativas para que elas possam se unir na luta pelo fim da violência contra as mulheres. Mudar esse cenário é responsabilidade de todos nós”, comenta a presidente do Instituto, Andréa Rodrigues.

De acordo com o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, a instalação do banco vermelho simboliza o compromisso da Alepe com o enfrentamento ao feminicídio. “A Casa se associa à luta pela conscientização sobre violência contra a mulher e se engaja numa causa que defende proteção, dignidade e o direito à vida. Iniciativas como esta têm um papel educativo e também social, por lembrar que a violência contra a mulher não é uma questão de ordem privada, tem raízes na estrutura da sociedade, exigindo uma mobilização ampla e coletiva”, enfatiza.

O primeiro-secretário da Alepe, deputado Francismar Pontes, destaca que a Assembleia Legislativa de Pernambuco é a primeira do Brasil a firmar parceria com o Instituto Banco Vermelho. “Todos nós cidadãos devemos assumir a responsabilidade de repudiar a violência contra a mulher e incentivar a conscientização coletiva. Mais do que um símbolo, é um chamado para toda a sociedade”.

‘Luto em luta’

Fundado em 2023, o Instituto Banco Vermelho é uma entidade sem fins lucrativos e suprapartidária. Nasceu por iniciativa das pernambucanas Andrea Rodrigues e Ana Paula Limongi que transformaram o luto pelos alarmantes dados do feminicídio em luta. O projeto conta com mais de 50 bancos gigantes espalhados em todas as regiões do país, tendo um exemplar fixado no Senado Federal e em vários Tribunais de Justiça do País, a exemplo do TJPE.

Serviço:

Instalação do Banco Vermelho na sede da Alepe com o objetivo de conscientizar a população e chamá-la a se engajar no combate à violência contra a mulher

Quando: Segunda-feira (29/10), às 10 horas

Local: Edf. Miguel Arraes de Alencar, sede da Alepe


Alepe promove edição especial do Clube do Livro voltado para a campanha do Setembro Amarelo

Em 29/09/2025

Aberto ao público, encontro é uma iniciativa da biblioteca da Casa e terá como base o livro “Mentes Ansiosas”, cuja abordagem é a ansiedade

 

 

A Biblioteca da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promove na terça-feira (30/09), às 10 horas, o Clube de Leitura com o tema “Mentes Ansiosas – Ansiedade, o mal do século”, baseado no livro Mentes Ansiosas – medo e ansiedade além dos limites, de autoria da escritora e psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva.

Essa será uma edição especial do projeto ‘Clube do Livro’ dedicada ao ‘Setembro Amarelo’, campanha nacional de valorização da vida que procura sensibilizar a população para a importância de cuidar da saúde mental e busca ajudar pessoas em situações de sofrimento psicológico.

O encontro acontece na biblioteca da Alepe e contará, pela manhã, com a participação da psicóloga Goretti Santana, que abordará estratégias para lidar com a ansiedade. O evento é aberto ao público. Após a leitura do livro ‘Mentes Ansiosas’, haverá uma palestra sobre como lidar com a ansiedade com espaço para perguntas dos participantes.

No período da tarde, às 13 horas, haverá outra palestra sobre o mesmo tema voltada para os trabalhadores da obra de restauração do Palácio Joaquim Nabuco. O local será transformado num museu aberto ao público. A palestra será ministrada pela professora e psicóloga Ana Cristina Fonseca.

De acordo com a gerente da biblioteca da Alepe, Sirlênia Araújo, a leitura tem esse poder de conectar as pessoas. “Quando lemos, a gente se reconhece, se escuta e amplia o olhar sobre o mundo. No ‘Setembro Amarelo’, isso ganha ainda mais importância. Falar sobre saúde mental por meio da literatura é uma forma delicada e profunda de acolher e despertar empatia”, ressalta.

Segundo o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, a ideia de trazer o tema da ansiedade para o debate é muito oportuna. “A ansiedade afeta hoje grande parte da população, inclusive crianças e adolescentes. Portanto, é sempre saudável falar sobre esta questão, enfocando caminhos para prevenção, enfrentamento de crises e suas consequências”, afirmou.

O primeiro-secretário da Alepe, deputado Francismar Pontes, parabenizou a iniciativa da biblioteca por colocar em pauta a preservação da saúde mental. “Trazer temas como a ansiedade para o Clube da Leitura da Biblioteca da Alepe é uma forma sensível e potente de abrir espaço para o diálogo, acolher histórias e ajudar a combater o estigma que ainda cerca as doenças mentais”, destacou

Serviço:

Clube de Leitura, edição especial voltada para o ‘Setembro Amarelo’

Quando: Na próxima terça-feira (30/09), às 10 horas, na Biblioteca da Alepe

Tema: ‘Mentes Ansiosas – Ansiedade, o mal do século’, baseado no livro ‘Mentes Ansiosas – medo e ansiedade além dos limites’, de Ana Beatriz Barbosa Silva


’Alepe Acolhe’ avança e jovens se afirmam no mercado de trabalho

Em 18/09/2025

Adolescentes que já participaram do programa e conquistaram uma vaga de emprego darão depoimentos sobre suas experiências em evento nesta terça (16), quando novos participantes serão acolhidos pelo projeto

O projeto ‘Alepe Acolhe’ da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) tem nova edição e já contabiliza resultados com geração de emprego para jovens oriundos das casas de abrigos do Estado que aguardam adoção. Para receber os novos participantes, a Alepe promove na terça-feira (16/08) o 4º Seminário de Acolhimento do Projeto Social ‘Alepe Acolhe’. No evento, serão acolhidos 11 adolescentes com idade entre 15 e 17 anos. O encontro acontecerá às 10h, no auditório Sérgio Guerra, na Rua da União.

O programa tem como objetivo treinar os jovens para os desafios do mercado de trabalho, oferecendo capacitação técnica e vivência de um ambiente profissional. Criado em 2019 pela Casa Joaquim Nabuco em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), já passaram pelo projeto 38 pessoas, das quais oito conseguiram o primeiro emprego em empresas instaladas em Pernambuco, após estágio.

Durante a participação na Alepe, os jovens terão a oportunidade de conhecer de perto as rotinas administrativas, a dinâmica da rotina de trabalho e a convivência com servidores da Casa. Além da experiência prática, os participantes serão encaminhados para cursos de formação, oficinas e atividades voltadas ao desenvolvimento pessoal e profissional, ampliando as chances de inserção no mundo do trabalho.

Ao saírem do projeto ‘Alepe Acolhe’, os jovens passam pelo ‘Vida que Segue’, também da Alepe, que faz uma busca ativa para a efetiva colocação desses jovens no mercado de trabalho ou apoio em iniciativas de empreendedorismo. Essa busca por geração de emprego resultou em vagas de trabalho para os jovens como menor aprendiz e com carteira assinada, regidos pela CLT.

Alguns se transformaram em funcionários da rede de Atacarejo Mix Mateus, uma das maiores varejistas do país. Também foram contratados pelo Instituto Salesiano Dom Bosco, por uma cafeteria e uma empresa terceirizada que presta serviços à Alepe. Há também os que decidiram empreender e conquistaram novas profissões como as de garçom, boleira e manicure.

De acordo com a gestora do ‘Alepe Acolhe’, Cristiane Alves, o seminário marca o início da jornada de mais uma turma de acolhidos, reforçando o compromisso da Alepe em atuar como parceira na inclusão social e na valorização da cidadania.

Segundo Cristiane, a proposta é contribuir para a construção de novas perspectivas de vida, fortalecendo a autonomia e a autoestima dos jovens. “O ‘Alepe Acolhe’ é mais do que um programa de inserção social, é uma oportunidade de esperança e futuro para quem tanto precisa de apoio para a vida após a saída dos abrigos”, afirmou a gestora.

 

Reconhecimento

O programa, realizado em parceria com o TJPE, ganhou reconhecimento nacional pela Unale (União Nacional dos Legislativos), em 2019, com o prêmio Assembleia Cidadã e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2024, na categoria Prioridade Absoluta.

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Álvaro Porto, a Alepe renova seu compromisso com a sociedade pernambucana, buscando oferecer serviços, bem-estar e promover cidadania. “A nova edição do ‘Alepe Acolhe’ fortalece a nossa parceria com o TJPE e mantém a conexão da Casa com a geração de oportunidades a jovens que precisam de apoio para desenvolver seus potenciais, suas habilidades e se constituírem como cidadãos”, destacou Porto.

Na avaliação do primeiro-secretário da Alepe, deputado Francismar Pontes, a oportunidade que o ‘Alepe Acolhe’ oferece para esses jovens é uma forma de integrá-los à sociedade, de inseri-los no mercado de trabalho, promovendo mais inclusão social. “Esse é um programa que já foi inclusive premiado pela Unale e pelo CNJ. Pela sua importância, o ‘Alepe Acolhe’ se transformou em uma iniciativa permanente dentro da Assembleia.”, destacou Pontes.


Alepe Cuida atende gratuitamente moradores de Limoeiro

Em 04/09/2025

Além de consultas médicas e exames, com agendamento prévio, haverá atendimentos por demanda espontânea, sem necessidade de marcação

 

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realiza nova edição do ‘Alepe Cuida’, programa que visa oferecer serviços gratuitos de saúde e cidadania para a população. Dessa vez a atividade acontecerá em Limoeiro, no Agreste, nos dias 3 e 4 de setembro, na Rua Capitão Vilarim (entre o Hotel das Oliveiras e o encontro com a Av. Manoel Hercílio Duarte). A ação será promovida pela Alepe com instituições parceiras.

O programa tem uma ampla oferta de serviços gratuitos ofertados pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional (SSMO) da Casa Joaquim Nabuco. Serão 1,4 mil atendimentos. Uns precisam de agendamentos prévios e vão até o dia 02/09 ou quando terminarem as vagas. Outros serão por demanda espontânea, basta chegar e participar. Os atendimentos serão realizados em dois turnos, das 9 horas às 12 horas e das 13 horas às 16 horas.

Os interessados devem fazer ligar para a central de atendimento da Alepe, das 8h às 18h, durante a semana, com exceção da sexta que será das 8h às 13h. Os agendamentos estão sendo realizados pelos telefones (81) 3183-2424 e (81) 3183-2026.

Entre os serviços que requerem agendamento estão consultas médicas com especialistas como: ginecologista, dermatologista, urologista, cardiologista (com direito a eletrocardiograma) e nutricionista, além de odontologia, e oftalmologista para exames de cataratas realizados pela Fundação Altino Ventura para pacientes a partir de 55 anos.

Também serão realizados exames como ultrassonografias de abdômen total (jejum no mínimo 8h e máximo 12h), mama, endovaginal e tireoide, além de mamografias para mulheres entre 40 e 75 anos. Todos necessitam de agendamentos. Os interessados devem informar o nome completo, nome da mãe, número de identidade, CPF, Cartão SUS, endereço e telefone.

 

Demanda livre

Os atendimentos sem necessidade de agendamento serão realizados por ordem de chegada e incluem: aferição de sinais vitais como pressão arterial e glicemia pelo Colégio Grau Técnico e Colégio Santa Mônica. Durante o evento será instalado o ‘ambulatório do pé diabético’.

O espaço, voltado para atendimento e orientação aos diabéticos, foi pensado por considerar que as feridas nesta região são as principais causas de amputação decorrente da doença. Os atendimentos serão por ordem de chegada.

Na área de cidadania, diversos órgãos e instituições estarão presentes para atender a população. O Instituto Tavares Buril (ITB), por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS/PE) realizará a emissão de carteiras de identidade com isenção de taxas para a primeira via e para pessoas com mais de 60 anos.

A Defensoria Pública oferecerá orientações jurídicas, agendamento de casamento, ações judiciais de menor complexidade, como pedidos de alimentos, divórcios e investigações de paternidade. O TJPE fará audiências, agendamentos para audiências de conciliação e o CDL dará orientações sobre o Código de Defesa do Consumidor e lojistas.

Já o Detran-PE estará disponível para negociação de multas, consultas de pontuação e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A Compesa e a Neoenergia oferecerão suporte para negociação de dívidas, solicitação de novas ligações e emissão de segunda via de contas.

Para os empreendedores, o Banco do Nordeste e o Sebrae darão orientações sobre regularização de microempresas, obtenção de microcrédito e gestão de negócios.

Também será instalado um balcão de atendimento dos Correios para emitir CPF, atendimento da primeira fase de consulta de descontos indevidos do INSS, consultoria de contratos e de políticas de fretes para empreendedores.

Com uma programação abrangente, o Alepe Cuida pretende atender milhares de moradores de Limoeiro, promovendo o acesso a direitos básicos como saúde, documentação e suporte jurídico.

Segundo o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, a nova edição do Alepe Cuida, em Limoeiro, confirma a consolidação do programa e, principalmente sua importância para moradores de todas as regiões do estado. “Graças ao empenho de todos os que fazem a Superintendência de Saúde e à colaboração de inúmeros parceiros, temos levado, de forma gratuita, atendimento médico, bem estar e oportunidades para pernambucanos e pernambucanas”, destacou Porto.

Segundo o primeiro-secretário da Alepe, deputado Francismar Pontes, a iniciativa reforça o compromisso da Assembleia Legislativa de Pernambuco com a melhoria da qualidade de vida da população e a promoção da inclusão social.

Serviço:

O que: Alepe Cuida/Limoeiro
Onde: Rua Capitão Vilarim (Entre o Hotel das Oliveiras e o encontro com a Av. Manoel Hercílio Duarte)
Quando: 04 e 04 de setembro
Telefones da Alepe para agendamentos: (81) 3183-2424 e (81) 3183-2026.


‘Café com Poesia’ da Alepe tem nova edição em formato de cordel para homenagear Joaquim Nabuco

Em 25/08/2025

Iniciativa, promovida pela biblioteca do Poder Legislativo, busca ainda aproximar o público da poesia e das tradições culturais de Pernambuco

 

A biblioteca da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realiza uma nova edição do projeto ‘Café com Poesia’ que terá como tema ‘Nabuco em Cordel’. A proposta é celebrar o patrono da Alepe, o abolicionista Joaquim Nabuco, por meio da linguagem do cordel, aproximando o público da poesia e das tradições culturais de Pernambuco.

Joaquim Nabuco nasceu em 19 de agosto de 1848. O evento tem como foco celebrar sua vida, ressaltar as obras do abolicionista por meio da linguagem de cordel, além de aproximar o público da poesia.

Além das apresentações culturais, o evento contará com a palestra “O que é e como escrever cordel”, do escritor Alexandre Moraes. O palestrante abordará a história e as técnicas do cordel, enquanto expressão literária popular. Aberto ao público, o evento acontecerá no dia 28/08, às 9h, no auditório Sérgio Guerra, na rua da União, Boa Vista.

O ‘Café com Poesia’ contará com apresentações do Coral Vozes de Pernambuco, formado por servidores da Alepe. Também haverá recitação de poesias por poetas, estudantes e cordelistas, além de interação com personagens do folclore pernambucano.

Para a gerente da biblioteca da Alepe, Sirlênia Araújo, o tema ‘Nabuco em Cordel’ foi escolhido para destacar a importância de Joaquim Nabuco nas lutas libertárias e na preservação das nossas tradições culturais. “É uma forma de tornar sua história ainda mais acessível e viva para o povo”, afirmou.

O presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, destaca a importância da participação dos estudantes e do público em geral no evento. “Esta é uma ação aberta ao público e queremos ver a população presente, celebrando conosco a história e a cultura de Pernambuco. A participação popular é essencial para manter viva a memória de Joaquim Nabuco e valorizar nossas raízes”, enfatizou.

Segundo o primeiro secretário da Alepe, deputado Francismar Pontes, o evento é uma forma de reafirmar o compromisso da Alepe com as tradições culturais do estado. “É um momento de reconhecimento e valorização da nossa identidade histórica”, destacou Pontes.

Serviço:

O que: Projeto Café com Poesia

Tema: ‘Nabuco em Cordel’

Quando: 28 de agosto de 2025

Horário: 9 horas

Onde: Biblioteca da Alepe, Rua da União, 397, Boa Vista