Brasão da Alepe

Parecer 9144/2022

Texto Completo

Projeto de Resolução nº 3382/2022

Autor: Deputada Priscila Krause

 

PROPOSIÇÃO QUE VISA CONCEDER O TÍTULO HONORÍFICO DE CIDADÃ PERNAMBUCANA À PROFA. RELIGIOSA MARIA SOARES ALBUQUERQUE. INTELIGÊNCIA DOS ARTS. 199, X E 271 A 275 DO REGIMENTO INTERNO DESTE PODER LEGISLATIVO. ATENDIDOS OS PRESSUPOSTOS CONSTITUCIONAIS, LEGAIS E REGIMENTAIS. PELA APROVAÇÃO.

 

1. Relatório

 

                            Vem a esta Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, para análise e emissão de parecer, o Projeto de Resolução nº 3382/2022, de autoria da Deputada Priscila Krause, que visa conceder o Título Honorífico de Cidadã Pernambucana à Profa. Religiosa Maria Soares Albuquerque.   

                            A proposição tramita em regime ordinário.

                                2. Parecer do Relator

                                   A presente proposição vem arrimada no art. 199, X, do Regimento Interno deste Poder Legislativo.

 

                            Inicialmente, é mister destacar que o homenageado possui vasto rol de serviços prestados ao Estado de Pernambuco, consoante justificativa apresentada, in verbis:

“Dia 27 de julho de 1942, nascia no município de Boa Viagem, Estado do Ceará, Maria Soares Albuquerque, a quinta filha do casal de agricultores Emídio Soares Albuquerque e Maria Rufina Albuquerque Soares, pais de 11 filhos. A menina, desde muito cedo, não gostava de morar na fazenda dos pais, e aos cinco anos foi morar na cidade de Monsenhor Tabosa, no interior do Ceará, na casa da Tia Nísia Albuquerque, irmã de seu pai e dona da escola da comunidade. Muito cedo, aos nove anos, já demonstrando o desejo de se dedicar à vida religiosa, foi estudar em Fortaleza, no Patronato Nossa Senhora Auxiliadora das Filhas da Caridade. Concluído o ensino médio, movida peo espírito vocacional, ingressou na Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, considerando que desejava servir em uma ordem religiosa que dirigisse sua ação aos mais pobres e doentes. Fez os votos religiosos, adotando o onomástico "Irmã Lucimar", sendo designada para exercer a sua vocação na Santa Casa de Misericórdia, em Fortaleza, enquanto se preparava para o vestibular de enfermagem.

Já cursando enfermagem na Escola Luíza de Marillac, a Irmã Lucimar, por decisão da Província, foi transferida para o Recife, dando continuidade ao curso na Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças, dirigida pela Companhia das Fihlas da Caridade. Ainda como acadêmica, foi designada para assumir as atividades de enfermagem no Hospital Osvaldo Cruz, Pavilhão Joaquim Cavalcanti. Após a conclusão de seu curso, diante do destaque de sua atuação, foi contratada como Enfermeira do Hospital Osvaldo Cruz. Pela sua dedicação, competência e compromisso foi convidada para assumir o cargo de Docente da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - FENSG, nas disciplinas Assistência de Enfermagem em UTI e Administração dos Serviços de Enfermagem.

Sempre muito atuante, Irmã Lucimar dedicou-se a fazer do Hospital Osvaldo Cruz um centro de referência para a saúde pública no Estado de Pernambuco. Em sua trajetória profissional ocupou relevantes funções naquele hospital, tais como: gerente da unidade coronária de adultos, chefe da divisão administrativa e financeira, presidente da comissão de licitação, assessora da diretoria e vice-diretora, eleita por dois mandatos, na gestão do Prof. Enio Cantarelli.

Em sua vida acadêmica, Irmã Lucimar coordenou o curso de Auxiliar de Enfermagem na FENSG, além de acompanhar os alunos de graduação no campo de prática de UTI e administração. Por sua competência e dedicação ao ensino, a Universidade de Pernambuco - UPE, lhe outorgou o título de Professora Emérita.

Terminando seu mandato no Hospital Osvaldo Cruz, em parceria com o Prof. Enio Cantarelli, Irma~Lucimar dedicou-se ao projeto de planejamento, estruturação, construção e realização do sonho que viria a ser o Pronto Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco - PROCAPE, centro de referência em cardiologia para o Norte e Nordeste do país.

Com a inauguração do PROCAPE, em 2006, Irmã Lucimar assumiu o cargo de vice-diretora pró tempore. Com a aposentadoria do Prof. Enio Cantarelli em 2009, ela foi nomeada diretora pró tempore do PROCAPE, onde sempre envidou esforços, de toda ordem, para o pleno funcionamento do mesmo. Findo o mandato, concorreu ao cargo de vice-diretora, compondo a chapa com Dr. Sérgio Montenegro, eleita com mais de 70% dos votos válidos, continuando em atividade até a presente data, na gestão do Prof. Dr. Ricardo Lima.

O extenso currículo da Profa. Religiosa Maria Soares Albuquerque, a Irmã Lucimar, revela uma trajetória de lutas e dedicação pela saúde no Estado de Pernambuco, tendo a homenageada prestado relevantes serviços para o nosso Estado, garantindo acesso a saúde de qualidade para os mais necessitados, motivos pelo qual peço o apoio de meus pares para a aprovação desta justa homenagem conferida pela Casa de Joaquim Nabuco.”

        

Cumpre ressaltar que a agraciada apresentou todos os documentos, em conformidade com o Capítulo VII do Regimento Interno, que trata da concessão do Título Honorífico de Cidadão Pernambucano.

 

                        Diante do exposto, opino no sentido de que o parecer desta Comissão de Constituição, Legislação e Justiça seja pela aprovação do Projeto de Resolução nº 3382/2022, de autoria da Deputada Priscila Krause.

 

3. Conclusão da Comissão         

 

                                   Ante o exposto, tendo em vista as considerações expendidas pelo relator, opinamos pela aprovação do Projeto de Resolução nº 3382/2022, de autoria da Deputada Priscila Krause.

Histórico

[30/05/2022 13:11:34] ENVIADA P/ SGMD
[30/05/2022 13:59:22] ENVIADO PARA COMUNICA��O
[30/05/2022 13:59:25] ENVIADO P/ PUBLICAÇÃO
[31/05/2022 08:55:17] PUBLICADO





Informações Complementares






Documentos Relacionados

Tipo Número Autor
Parecer FAVORAVEL_ALTERACAO 35/2023 Constituição, Legislação e Justiça
Parecer REDACAO_FINAL 439/2023 Redação Final