
Parecer 4792/2021
Texto Completo
Comissão de Administração Pública
Substitutivo Nº 01/2021, de autoria da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, ao
Projeto de Lei Ordinária Nº 1679/2020
Autor: Deputado Romero Sales Filho
EMENTA: PROPOSIÇÃO PRINCIPAL QUE VISA A ALTERAR A LEI Nº 14.762, DE 31 DE AGOSTO DE 2012, QUE INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE MOBILIDADE POR BICICLETAS, NO ÂMBITO DO ESTADO DE PERNAMBUCO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS, A FIM DE INCLUIR DIRETRIZES PARA IMPLEMENTAÇÃO DE CICLOVIAS EM ESTRADAS. RECEBEU O SUBSTITUTIVO Nº 01/2021, DE AUTORIA DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, LEGISLAÇÃO E JUSTIÇA. ATENDIDOS OS PRECEITOS LEGAIS E REGIMENTAIS. NO MÉRITO, PELA APROVAÇÃO.
1. Relatório
Vem a esta Comissão de Administração Pública, para análise e emissão de parecer, o Substitutivo nº 01/2021, apresentado e aprovado pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, ao Projeto de Lei Ordinária no 1679/2020, de autoria do Deputado Romero Sales Filho.
O Projeto de Lei original versa sobre a modificação da Política Estadual de Mobilidade por Bicicletas, a fim de incluir diretrizes para a implementação de ciclovias nas estradas pernambucanas.
A proposição foi apreciada na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, a quem compete analisar a constitucionalidade e a legalidade da matéria. Nessa Comissão, foi apresentado o Substitutivo nº 01/2020, a fim de promover adequações técnicas na redação do dispositivo. Cabe agora a este colegiado discutir o mérito da demanda.
2. Parecer do Relator
2.1. Análise da Matéria
Desde 2012, está em vigor no estado de Pernambuco a Lei nº 14.762, que institui a Política Estadual de Mobilidade por Bicicletas. A finalidade precípua dessa Política é fomentar uma cultura favorável aos deslocamentos cicloviários como modalidade de transporte eficiente e saudável.
O Substitutivo ora em análise tem por objetivo alterar a referida lei, a fim de incluir novos objetivos para a implementação de ciclovias nas estradas pernambucanas.
Dentre os novos objetivos da Política, pode-se destacar: introduzir critérios de planejamento para implantação de ciclovias e/ou ciclofaixas em rodovias estaduais pavimentadas; compatibilizar e promover a integração com o sistema de transportes intermunicipal; facilitar a circulação nos espaços e áreas adjacentes ou circundantes às rodovias estaduais pavimentadas; definir e implantar medidas visando a segurança dos pedestres, usuários em geral, bem como os de veículos de propulsão humana nas rodovias estaduais pavimentadas; e promoção contínua de esforços para convivência segura entre pedestres, ciclistas e modais de transporte motorizado.
Nesse contexto, o Substitutivo em análise reveste-se de grande interesse público, sendo ferramenta de incentivo à implementação de infraestrutura para o trânsito seguro de bicicletas nas estradas estaduais, o que favorece toda a população que se utiliza desse meio de transporte, seja para atividades do dia a dia (trabalho, estudo) como para atividades de lazer.
2.2. Voto do Relator
Pelas razões expostas neste Parecer, esta relatoria entende que o Substitutivo Nº 01/2021 ao Projeto de Lei Ordinária Nº 1679/2020 está em condições de ser aprovado por este colegiado técnico, visto que introduz importantes elementos de planejamento para a implantação de ciclovias e/ou ciclofaixas em rodovias estaduais pavimentadas.
3. Conclusão da Comissão
Ante o exposto, tendo em vista as considerações expendidas pelo relator, opinamos no sentido de que seja aprovado o Substitutivo Nº 01/2021, de autoria da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, ao Projeto de Lei Ordinária No 1679/2020 de autoria do Deputado Romero Sales Filho.
Histórico
Informações Complementares
Documentos Relacionados
Tipo | Número | Autor |
---|---|---|
Parecer FAVORAVEL | 1963/2019 | Constituição, Legislação e Justiça |