
Parecer 9997/2022
Texto Completo
Vem a esta Comissão, para análise e emissão de parecer, o Projeto de Resolução nº 3623/2022, de autoria do Deputado Rodrigo Novaes.
O Projeto de Resolução em questão visa conceder o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano ao Cantor José de Almeida Silva.
A proposição foi apreciada inicialmente pela Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, sendo aprovada quanto ao cumprimento dos requisitos regimentalmente exigidos para a concessão do Título Honorífico de Cidadão Pernambucano. Cabe agora a este colegiado analisar o mérito da iniciativa.
A proposição vem arrimada no artigo 19, caput, da Constituição Estadual, bem como no artigo 194, inciso I, do Regimento Interno desta Casa Legislativa.
Compete a esta Comissão, no cumprimento de suas finalidades, emitir parecer sobre a presente proposição, conforme os artigos 93 e 104 do Regimento Interno desta Casa.
José de Almeida Silva, conhecido como Zé de Almeida, nasceu no município de Santana-BA, em 04 de fevereiro de 1945, tendo completado 77 anos em 2022. É filho de Ernesto Luiz da Silva e Altina Henrique da Silva.
Zé de Almeida perdeu seu pai muito jovem, aos 13 anos, tendo que contribuir no sustento da família desde cedo, o que fazia trabalhando nas feiras ou buscando outros serviços no município onde nasceu. Seu talento artístico era perceptível desde adolescente, mas somente aos 19 anos foi que sua carreira profissional começou de maneira mais séria. Como repentista, compositor e poeta, é responsável por centenas de trabalhos, como livros de cordel, discos de vinil e CDs.
Com 23 anos, Zé de Almeida se casou com Maria do Socorro Siqueira da Silva, tendo completado 50 anos de matrimônio, do qual nasceram quatro filhos. Inspirados por valores religiosos cristãos, sempre abertos à vida, o casal adotou ainda duas crianças.
Atualmente, o sucesso de Zé de Almeida no Nordeste é enorme: percorre diversas cidades do interior, fazendo apresentações em Estados como Alagoas, Sergipe, Bahia e Pernambuco. O poeta e trovador é especialmente popular em cidades do sertão pernambucano, Petrolândia, Petrolina, Serrita, Venturosa, Serra Talhada, Águas Belas e Tacaratu.
Por tudo exposto, e tendo em vista o que a atuação do senhor José de Almeida é representativa da cultura sertaneja e nordestina, considero plenamente justificado o pleito e opino pela aprovação do presente Projeto de Resolução.
Diante do exposto, opino no sentido de que o parecer desta Comissão seja pela aprovação.
Tendo em vista as considerações do relator, a Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular opina pela aprovação do Projeto de Resolução nº 3623/2022, de autoria do Deputado Rodrigo Novaes.
Histórico