A transferência de produção do medicamento “Fator oito recombinante”, fabricado pela Hemobrás, em Goiana, na Mata Norte, para uma empresa localizada no estado do Paraná recebeu crítica da deputada Terezinha Nunes, do PSDB. O concentrado é o principal produto da fábrica pernambucana, em construção desde 2010. A parlamentar teme que a mudança, anunciada pelo Ministro da Saúde, Ricardo Barros, inviabilize a manutenção das operações da Hemobrás e ponha a perder o investimento já feito, da ordem de 812 milhões de reais. “Devemos todos, deputado Rodrigo Novaes, independente de partido, nos unir para fazer com que o ministro desista dessa decisão que já tomou. Ou a gente se une, todos, ou a gente vai perder a fábrica de Goiana”
Uma audiência pública da Comissão de Saúde vai discutir a atual situação da Empresa Brasileira de Hemoderivados na próxima segunda, 7 de agosto. Prisicila Krause, do Democratas, convidou os colegas a participar do debate.
Augusto César, do PTB, questionou o atraso do Governo do Estado no pagamento dos aluguéis de imóveis onde funcionam delegacias. O parlamentar disse que a situação reflete um descontrole no enfrentamento da violência e pediu medidas urgentes para barrar o aumento da criminalidade. “Como é que pode ter uma segurança perfeita se o governo não paga sequer o aluguel das delegacias que estão sendo alugadas? Não adianta entregar carros, fazer propaganda, quando a realidade mostra uma discrepância absurda”.
A cobrança de uma multa de 100% sobre o valor do IPVA vencido foi questionada pelo líder da Oposição, Sílvio Costa Filho, do PRB. Ele lembrou que a Assembleia autorizou aumento no imposto no ano passado e a antecipação da data do vencimento. Para o parlamentar, a aplicação da multa é incompatível o momento de crise por que passa a economia.
Roberta Arraes, do PSB, saudou os 103 anos de vida de Maria de Lurdes Muniz Ramos, de Araripina, no Sertão do Araripe. A deputada ressaltou a importância de “Dona Lurdinha”, como é conhecida pela população, para a construção e emancipação do município.
A reformulação das gerências filiais do FGTS pela Caixa Econômica Federal foi criticada pelo deputado Guilherme Uchoa, do PDT. A mudança, anunciada pelo Conselho Diretor do Banco, fecha 11 das 16 unidade existentes em todo o país. A filial do Recife, hoje responsável pelos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas, também será fechada. Na opinião do parlamentar, isso pode prejudicar investimentos, além de ameaçar postos de trabalho.
Uchoa pediu aos deputados federais e senadores que trabalhem para reverter a reformulação. “Rogo para que o presidente Michel Temer e o Conselho Diretor da Caixa Econômica Federal possam rever essa decisão, ou, ainda, manter uma centralização na região Nordeste representada pela Gerência de Filial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço do Recife.”
Os 372 anos da Batalha das Tabocas, em Vitória de Santo Antão, na Mata Norte, que pôs fim ao domínio holandês no Estado, foram comemorados pelo deputado Henrique Queiroz, do PR. O parlamentar ressaltou a importância do episódio na história do Brasil e disse que a batalha representa o embrião do Exército. Queiroz sugeriu ações educativas nas escolas e incentivo ao turismo histórico.
Eriberto Medeiros, do PTC, saudou o município de Água Preta, da Mata Sul, pelos 125 anos de emancipação. Com população de 36 mil habitantes, a cidade foi uma das mais atingidas pelas chuvas dos meses de maio e junho. O deputado ressaltou a necessidade da presença do poder público para recuperar a região.
Durante o Tempo de Liderança, o deputado Rodrigo Novaes, do PSD, anunciou requerimento dirigido à Mesa Diretora para dar o nome de Joaquim Nabuco ao conjunto de prédios da Assembleia. O objetivo, segundo o parlamentar, é que a Alepe continue a ter o abolicionista como patrono, mesmo com a mudança dos trabalhos legislativos para o Edifício Miguel Arraes.