Resumo do Plenário

Em 14/03/2016
-A A+

Os parlamentares realçaram demandas das cidades do Interior na reunião plenária desta segunda.

Eduíno Brito, do PHS, cobrou do Governo do Estado mais investimentos nas autarquias de educação do Interior. De acordo com o deputado, neste ano, houve uma redução de 24% nas bolsas destinadas a essas entidades. “Nós estamos vendo que as autarquias não têm outro caminho a não ser caminhar para o fechamento. É uma perda irreparável para o Estado de Pernambuco, em que as autarquias estão agonizando em tempos de crise. A desistência de alunos está inviabilizando as próprias autarquias, e nós precisamos tentar, junto ao Governo do Estado, para que faça uma reorganização. Nós entendemos que o momento é difícil, mas não podemos abrir mão dessas autarquias no interior do Estado de Pernambuco.”

Socorro Pimentel, do PSL, denunciou o atraso no pagamento dos professores da rede municipal de Araripina, no Sertão do Araripe. Ela cobrou do prefeito do município, Alexandre Arraes, mais empenho na solução do problema. Em aparte, Botafogo, do PDT, afirmou que em Carpina, na Mata Norte do Estado, também há servidores com salários atrasados.

Aluísio Lessa, do PSB, cobrou melhoria no serviço de telefonia celular da TIM em São Bento do Una, no Agreste Central do Estado. Segundo o parlamentar, os setores de avicultura e pecuária leiteira são prejudicados com a má qualidade do sinal. Em aparte, Rodrigo Novaes, do PSD, lembrou que a Assembleia investigou as operadoras em uma CPI na legislatura passada. Ele cobrou do Governo Federal a aplicação correta dos recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações, o Fust.

José Humberto Cavalcanti, do PTB, anunciou investimentos de 47 milhões de reais em Limoeiro, no Agreste Setentrional. Serão construídos um ginásio, uma nova ponte e ruas devem ser pavimentadas. O deputado também comemorou a edificação de uma nova sede do Poder Judiciário na região, com investimento de 25 milhões de reais.

No Recife, Rodrigo Novaes, do PSD, elogiou a inauguração do Centro Comunitário da Paz, o Compaz, no Alto Santa Terezinha. Ele destacou, ainda, que em maio será inaugurado o Hospital da Mulher na Capital.

Pastor Cleiton Collins, do PP, cobrou da Comissão de Justiça da Alepe a discussão do projeto de lei de autoria dele que torna obrigatória a celebração dos dias das mães e dos pais nas escolas do Estado. “Por favor, já está há um ano nesta Comissão esse meu projeto. E até agora nada. Nós precisamos aprovar, eu peço a compreensão dos meus pares, desta Casa, para que a gente possa dar essa tranquilidade e essa garantia às nossas famílias.” Em aparte, os deputados Adalto Santos, do PSB, e Dr. Valdi, do PP, apoiaram o projeto.