Uma operação contra fraudes no INSS repercutiu durante a reunião plenária desta quinta. A investigação é da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União e mira o desvio de recursos de benefícios de aposentados e pensionistas A apuração envolve entidades associativas e sindicatos e levou à demissão do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. O deputado Coronel Alberto Feitosa, do PL, pediu o afastamento de outros assessores e do ministro da Previdência, Carlos Lupi. “Isso é muito, mas muito grave. Isso é um crime doloroso. Apenas fazer a demissão do senhor Alessandro, não. Isso tem que ser aberto o inquérito, o inquérito já está aberto, e têm que ser afastados imediatamente todos os assessores dele. E também o senhor ministro Lupi deveria ele mesmo se afastar do cargo, de maneira voluntária, e aguardar a conclusão da apuração.” O deputado ainda comentou o fato de o irmão do presidente Lula, Frei Chico, ser vice-presidente de uma das entidades investigadas, e acusou a gestão federal de corrupção.
Já para o deputado Doriel Barros, do PT, o episódio não deve ser motivo para criminalizar todos os sindicatos. Ele também disse que o esquema investigado teve início em 2019, portanto no período da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Foi no governo Lula que a gente conseguiu investigar uma quadrilha que estava tentando usurpar o direito de muitos trabalhadores, em detrimento de vários sindicatos e entidades sérias que fazem o trabalho de apoiar e de ajudar os trabalhadores e trabalhadoras.”
Em seu pronunciamento, Doriel Barros ainda destacou a proposta do Governo Lula de isentar da conta de luz de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico, com consumo de até 80 quilowatts por mês. O parlamentar também comemorou a PEC enviada ao Congresso Nacional com o objetivo de conferir status constitucional ao Sistema Único de Segurança Pública.
O recuo da inflação no Brasil em março, segundo o Ipea, motivou pronunciamento do deputado João Paulo Costa, do PCdoB. Em comparação com o mês de fevereiro, o índice caiu de 1,59% para 0,56% nas famílias de renda mais baixa, e foi de 0,9 para 0,6% na população de renda alta. “Isso demonstra o aumento do consumo, isso garante mais comida na mesa do povo brasileiro e mostra que o Governo Federal tem trabalhado muito para fortalecer a economia, garantindo o desenvolvimento socioeconômico, garantindo o controle da inflação e sempre com muita responsabilidade fiscal.”
O deputado Wanderson Florêncio, do Solidariedade, levou à tribuna uma demanda da Associação dos Peritos Papiloscopistas Policiais de Pernambuco pela valorização da categoria. Os profissionais pedem que o Governo Estadual inclua o cargo no quadro técnico policial. “Esse passo lhes assegurará direitos, deveres, garantias, remuneração e progressão de carreira dignos da sua relevância como peritos oficiais.”
João Paulo, do PT, chamou atenção para o crescimento dos casos de tuberculose em Pernambuco. Entre os anos de 2008 e 2023, a doença avançou 22% de acordo com dados citados pelo parlamentar. Ele relacionou o avanço da doença com a escalada da pobreza e pontuou que mais de 3.700 pessoas vivem em situação de rua no Recife. “A Prefeitura do Recife precisa avaliar com seriedade se as ações hoje em curso são suficientes para enfrentar este drama social e sanitário, o crescimento dos casos e o aumento da população de rua mostra que não estão sendo o bastante.”
Débora Almeida, do PSDB, comemorou a retomada das atividades da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa. Ela disse que o trabalho vai incluir a criação de leis mais modernas, reuniões técnicas com representantes do Governo do Estado, além da realização de audiências públicas para ouvir representantes do agro, setor de serviços e indústria. “A Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa renasce com espírito de escuta de ação e transformação. Valorizar esse setor é cuidar do presente e preparar o futuro de Pernambuco”. Débora Almeida ainda cobrou mais proteção para as contas pessoais dos segurados do INSS.
A deputada Dani Portela, do Psol, convidou para a audiência pública na Alepe para debater a luta por trabalho digno, saúde e território livre das pescadoras artesanais de Pernambuco. Ela ainda destacou o movimento chamado Tribunal das Águas, nesta quinta, na Universidade Católica de Pernambuco, também destinado a debater os direitos das mulheres pescadoras.
Os municípios de Quixaba, Pesqueira, Timbaúba e Vitória de Santo Antão foram os vencedores do Prêmio Prefeitura Amiga da Mulher 2025. O deputado Henrique Queiroz Filho, do PP, falou sobre a importância da premiação, realizada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco.
“Que esse prêmio possa incentivar tantas demais outras unidades gestoras que busquem dar mais apoio que dê condições das mulheres ocuparem cada vez mais todos os postos de trabalho, se qualifiquem, que tenham capacitação e que façam realmente aquilo que tem aptidão, aquilo que gostem de fazer”.
Antes de finalizar a reunião plenária, o deputado Mário Ricardo, do Republicanos, homenageou o papa Francisco, que morreu na segunda-feira, 21 de abril.
O mundo se despede de um dos homens mais ilustres que já passou nesta terra. Um pacificador, um homem que uniu as religiões, que levou mensagem de fé, mensagem de esperança”.
Para mais informações, acesse o site www.alepe.pe.gov.br