Colegiado aprova Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Li-Fraumeni

Em 02/08/2017
-A A+

Li-Fraumeni é o nome de uma síndrome rara, hereditária e pouco conhecida que favorece o desenvolvimento do câncer. O Brasil é um dos países com maior incidência desse mal. A fim de divulgar o tema, a Comissão de Administração Pública aprovou nessa quarta o projeto de lei que cria a Semana Estadual de Conscientização sobre a Síndrome de Li-Fraumeni. O autor da proposta, deputado Marcantônio Dourado, do PSB, destacou a necessidade de informar os pernambucanos a respeito da condição.

 

 “Isso é uma doença de origem genética, e é preciso que a população seja alertada para que os casos que apareçam sejam tratados com antecedência para evitar que esses pacientes, que geralmente evoluem para ter um câncer, evitem esse estado e que esse pessoal tenha um prazo de vida e uma vida melhor.” 

 

A reunião do colegiado de Administração Pública também foi marcada pelo pedido de vistas do deputado Isaltino Nascimento, do PSB, a um substitutivo à matéria que autoriza a condução de animais domésticos em veículos de transporte público. O parlamentar questionou a possibilidade de execução da norma.

 

“O questionamento é a exequibilidade da proposta, em função de que a gente sabe que os transportes hoje são um quantitativo diminuto, independente de horário de pico, sempre andam com a quantidade a mais do que é o correto, e a condição de você poder fazer, checar se tem de fato vacinação, se tem dez quilos ou mais de dez quilos.” 

 

A Comissão distribuiu trinta e um proposições e aprovou outras nove. A reunião foi dirigida pelo vice-presidente, deputado Joaquim Lira, do PSD.