Campanha da Fraternidade é tema de Grande Expediente Especial

Em 02/05/2025
-A A+

A Alepe promoveu, nesta quinta, Grande Expediente Especial para debater a Campanha da Fraternidade 2019, lançada neste mês pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB. Um dos objetivos da iniciativa é estimular a elaboração de políticas públicas, à luz da fé cristã, para fortalecer a cidadania. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, destacou a importância da ação. “Fundamental para que possamos pensar especialmente nos pobres, nas pessoas mais necessitadas. Que sejam políticas favoráveis às pessoas carentes. Isso já está acontecendo, à medida que as pessoas vão entrando na conversa, vão procurando, realmente, se conscientizar de que as políticas públicas não dependem só de governantes, não. Dependem também do povo.”

A reflexão sobre o tema está em pauta na Unicap, onde todos os cursos estão engajados na campanha, segundo o coordenador da Cátedra Dom Hélder da Universidade, Manoel Moraes. Essa compreensão sobre a vida pública é papel dos cidadãos, na opinião do deputado Doriel Barros, do PT.

Solicitante do encontro, a deputada Teresa Leitão, do PT, também enfatizou a relevância da discussão. “Então, a essência da verdadeira política pública está exatamente nesta opção: romper com privilégios e atender a todos e a todas. Então, a campanha traz essa reflexão, que uma reflexão que tem uma relação íntima com a atuação parlamentar, que seja uma atuação para todo o povo de Pernambuco.”

Teresa ainda observou que a intervenção da religiosidade no Poder Legislativo não deve promover o culto de determinada crença. De acordo com a parlamentar, é a dimensão social da Igreja Cátolica que dialoga com os Poderes Públicos.