O apagão elétrico que atingiu 25 estados e o Distrito Federal, nesta terça, repercutiu na Reunião Plenária da Alepe. Para o deputado Coronel Alberto Feitosa, do PL, a ocorrência mostrou a necessidade de o Brasil diversificar suas fontes energéticas e de Pernambuco voltar a discutir o projeto de instalação de uma usina nuclear no município de Itacuruba, no Sertão de Itaparica.
“A energia eólica, a energia solar, como também a energia fruto da água, as hidrelétricas, elas dependem da natureza. Por isso, elas são conhecidas cientificamente como energias intermitentes. Isso deixa o sistema frágil.”
O parlamentar apontou, ainda, o elevado valor de produção e a alta taxa de poluição das termelétricas, alternativa que gera energia por meio da queima de combustíveis fósseis. Por esses motivos e pela perspectiva de desenvolvimento econômico do Sertão pernambucano, Feitosa voltou a defender o projeto da Usina Nuclear de Itacuruba. Segundo ele, a iniciativa trará 50 bilhões de dólares em investimentos privados para o Estado e resultará na criação de cerca de 6 mil empregos diretos e indiretos após a conclusão das obras. Em aparte, o deputado João Paulo, do PT, chamou atenção para os perigos de contaminação do lixo nuclear e pediu cautela na análise das causas do apagão desta terça.
O líder do Governo na Alepe, Izaías Régis, do PSDB, destacou o volume de recursos do PAC, Programa de aceleração do Crescimento, que Pernambuco deve receber. Segundo o deputado, vão ser investidos mais de 90 bilhões de reais do Governo Federal, Petrobras e iniciativa privada. Para Régis, os 49 parlamentares da Casa devem agir como “agentes cobradores” para que todo o montante seja aplicado corretamente, nas áreas que mais precisam, como as estradas, o abastecimento d´água e a segurança pública. Nesta terça, Izaías ainda parabenizou a Fundarpe, Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, pelos 50 anos de atividades.
A coincidência nas datas de realização das provas de ingresso para a Escola de Aplicação da UPE e para o Colégio Militar do Recife pautou o pronunciamento de Renato Antunes, do PL. O deputado criticou a nota divulgada pela Universidade de Pernambuco na última segunda, na qual nega o pedido feito por responsáveis de candidatos por uma alteração na data do certame. Ele fez um apelo para que a instituição se sensibilize com os estudantes que pretendem se candidatar às duas escolas. “O Colégio Militar do Recife é uma instituição de âmbito nacional, então você mudar uma prova de âmbito nacional é muito mais difícil. Estávamos dispostos a conversar, inclusive, com o ministro da Defesa, mas seria toda uma logística nacional mudar. Então seria muito mais lógico a própria UPE, que faz a prova em âmbito estadual, fazer o ajuste desta data”.
A precariedade de rodovias estaduais que ligam municípios do Agreste e Sertão pernambucano foi o assunto abordado em plenário pelo deputado Abimael Santos, do PL. O parlamentar fez um apelo ao Departamento de Estradas de Rodagem, o DER, para que tenha um olhar diferenciado para as estradas PE-130, PE-160 e PE-120. Segundo ele, as vias esburacadas estão causando muitos acidentes e mortes, mas a situação não é resolvida pelo DER. “Mesmo estando ciente de que isso é fruto do Governo que passou, mas eu não posso fechar meus olhos para o descaso que está acontecendo, pois não sou cego, nem surdo nem tampouco mudo”.
João Paulo, do PT, registrou o primeiro dia de concentração da Marcha das Margaridas em Brasília, nesta terça. De acordo com o deputado, trata-se do maior movimento de mulheres da América Latina, realizado a cada quatro anos com a participação de mais de 100 mil trabalhadoras do campo e das cidades, que lutam por reconhecimento social e político. O parlamentar parabenizou as prefeituras e o Governo estadual por apoiarem a participação de mais de 2.500 mulheres pernambucanas no evento, e ressaltou que os movimentos sociais voltaram a ter espaço na atual gestão federal. “Essa, na verdade, é uma verdadeira mobilização de marcha de mulheres lutadoras, guerreiras, excluídas dos processos de desenvolvimento, de participação das riquezas do Brasil, mas que sua voz, agora, talvez mais do que nunca, será ouvida pelo Governo do presidente Luiz Inácio da Silva”.
Débora Almeida, do PSDB, repercutiu a Audiência Pública que discutiu, na semana passada, medidas para evitar a chegada da gripe aviária a Pernambuco. A parlamentar registrou a necessidade de se criarem protocolos emergenciais de combate ao vírus e de se ampliar a estrutura da Adagro, a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco. Neste sentido, a tucana contou ter apresentado um projeto de lei que visa adequar os prazos de validade das licenças sanitárias para estabelecimentos agroindustriais de pequeno porte, reforçando assim os parâmetros de segurança. Por fim, ela defendeu a oferta de incentivos fiscais e tributários aos produtores, a melhoria das estradas e o reforço na estrutura hídrica do Estado, permitindo assim a expansão desta atividade econômica em Pernambuco.
COMO CHEGAR