Após a fase de diagnósticos sobre os prédios do tipo caixão localizados na Região Metropolitana do Recife, o momento é de buscar recursos para recuperar os edifícios comprometidos. Com esse objetivo, foi instalado, nesta quarta (vinte e dois de outubro), durante a reunião da Comissão de Cidadania da Assembléia, o Conselho para a Recuperação dos Edifícios Caixão.
A criação do grupo foi sugerida pelo deputado Ricardo Costa, do PSDC, que vai deixar o Assembléia em novembro e não pôde assumir a presidência do conselho. Assim, o grupo de trabalho vai ser liderado pelo deputado Luciano Moura, do PCdoB.
A presidente da Comissão de Cidadania, deputada Terezinha Nunes, do PSDB, explicou que o colegiado conseguiu, por meio do Ministério Público de Pernambuco, que grande parte das prefeituras realizasse estudos sobre os edifícios. O que está faltando, agora, são recursos para a recuperação das estruturas.
Luciano Moura disse que o principal objetivo do grupo é somar forças entre todas as entidades envolvidas com o problema. Ele explicou que o conselho vai buscar financiamento junto às instituições financeiras, sobretudo com a Caixa Econômica.
Terezinha Nunes lembrou que o Tribunal de Justiça de Pernambuco, atendendo a uma solicitação do colegiado, vai acelerar o julgamento dos processos para que as pessoas prejudicadas sejam indenizadas. A deputada lembrou que muitos foram obrigados a deixar seus imóveis e estão recebendo aluguel, esperando a indenização. À tarde, no Plenário, a parlamentar alertou que existem quatrocentos processos parados no Tribunal. Ela ainda apontou que o Executivo Estadual está distante da mobilização para recuperar os prédios caixão. Já Luciano Moura afirmou que o Executivo não está afastado da questão, e destacou os esforços das Prefeituras de Olinda e do Recife, e da Secretaria Estadual das Cidades, para resolver o problema. (L.R.)