Carlos Santana pede reabertura do Oswaldo Cruz

Em 23/03/2009 - 16:03
-A A+

O deputado Carlos Santana, do PSDB, demonstrou preocupação, nesta segunda(vinte e três de março), com a decisão dos médicos do Hospital Oswaldo Cruz de suspender o atendimento na unidade. Segundo o parlamentar, a categoria alegou falta de condições de trabalho e, com isso, a saúde em Pernambuco perde trezentos e oito leitos de internação e trinta e oito vagas de UTI.

Santana informou que a unidade médica é gerenciada pela Universidade de Pernambuco, que recebe recursos do SUS, mas vem apresentando problemas financeiros constantes. O deputado destacou que o hospital contraiu uma dívida de catorze milhões de reais e está impedido de adquirir material médico-hospitalar. Lembrou, ainda, que a unidade é referência nos tratamentos de câncer, doenças infecciosas, pneumologia, urologia e transplante de fígado, e recebe pacientes de todo o Nordeste.

De acordo com Santana, as pessoas que estavam internadas na unidade terão atendimento garantido até receberem alta, e os pacientes com sintomas de raiva e tétano só serão aceitos na unidade, porque é o único local que trata dessa doença em Pernambuco. O deputado fez um apelo ao governador Eduardo Campos para que reivindique ao Ministério da Saúde a readequação dos valores transferidos pelo SUS ou faça um aporte financeiro para que o Oswaldo Cruz volte a funcionar em sua plenitude. (V.B.)