Quando estiver funcionando, o laboratório de reprodução e melhoramento genético animal da Estação Experimental do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), localizado em Arcoverde, vai ser o primeiro do gênero no Nordeste, e um marco para o rebanho leiteiro do Estado. A informação foi repassada, nesta quinta (30 de agosto), pelo diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do órgão, Antônio Santana, durante audiência pública promovida no município pela Comissão de Agricultura da Assembleia.
O encontro teve o objetivo de debater os projetos desenvolvidos na estação, que é destaque no manuseio da palma forrageira e no controle de pragas, como a Cochonilha do Carmim. A unidade também é pioneira na formação da raça bovina Girolando 5/8, mais resistente ao clima do Semiárido, além de boa produtora de leite. O presidente da Comissão, deputado Claudiano Martins Filho, do PSDB, ressaltou que a estação experimental é de suma importância para os pequenos produtores manterem a qualidade dos animais.
Antônio Santana adiantou que o foco da unidade, no momento, é a autossuficiência do Estado na produção da palma orelha de elefante, mais resistente à Cochonilha, e de mais fácil manuseio. Produtores, agricultores, técnicos agrícolas e lideranças locais também ressaltaram o trabalho do IPA na região. O secretário de Agricultura de Arcoverde, Renato Campos, parabenizou a iniciativa da Comissão de Agricultura e elogiou o laboratório de genética animal. (S.S.)