
CERIMÔNIA – Tayza Barros (terceira da esquerda para direita) salientou a necessidade de apoio às famílias vitimadas pelo surto de zika. Foto: Divulgação/FBH
A série “A Vida depois da zika”, publicada em 2017 pela Rádio Alepe, foi uma das ganhadoras da 8ª edição do Prêmio Synapsis FBH de Jornalismo. A série voltou a ser reconhecida nessa edição comemorativa da premiação, que abriu para o público a votação das melhores reportagens que haviam sido vitoriosas nas sete edições anteriores.
O Prêmio Synapsis é promovido pela Federação Brasileira de Hospitais (FBH) e contempla matérias jornalísticas que estimulem o debate sobre o sistema de saúde no Brasil. Neste ano, a FBH celebrou a trajetória do prêmio com uma edição especial, prestando homenagem aos vencedores das sete edições anteriores, valorizando a imprensa brasileira que se dedica à cobertura qualificada da saúde pública e privada.
A cerimônia de entrega aconteceu em Brasília, nesta quarta (2), no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados. O evento foi realizado em parceria com a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Serviços de Saúde e reuniu parlamentares, autoridades, profissionais da imprensa e lideranças do setor hospitalar de todo o país.
A Superintendência de Comunicação da Alepe foi representada no evento pela gerente de TV da Alepe, Tayza Lima. Ela e a repórter Isabela Senra foram responsáveis pela produção da série em 2017.
Tayza Lima manifestou o desejo de que a premiação chame a atenção da situação atual das crianças e suas famílias. “Elas continuam precisando de muito apoio tanto da sociedade quanto do poder público”. Ela incentivou ao público nacional a apoiar, por exemplo, a União de Mães de Anjos, associação que atua na assistência e acompanhamento das famílias de crianças com microcefalia.
A Série
Em julho e agosto de 2017, a Rádio Alepe publicou uma série de reportagens sobre os desafios enfrentados pelas famílias de bebês diagnosticados com microcefalia provocada pelo zika vírus e a situação da epidemia quase dois anos depois que os primeiros casos apareceram, em agosto de 2015.
A produção foi a vencedora do 3º Prêmio Synapsis, na categoria Rádio. A premiação contou com mais de 130 trabalhos inscritos. Além da Rádio Alepe, o portal Estadão, a Revista Época e a TV Brasil foram os ganhadores daquela edição nas demais categorias – Internet, Impresso e TV.
O reconhecimento na premiação envolvendo vencedores das edições anteriores é um convite para ouvir novamente as reportagens da série. E serve como reflexão sobre o que avançou na assistência às crianças após 10 anos da explosão de casos de microcefalia.
Dificuldades enfrentadas pelas famílias e risco de nova epidemia
Desafios das mães e ações de assistência às famílias
Início do surto e cuidados para evitar infecção
Expectativas para o futuro das crianças com microcefalia