Gratificação para policiais gera debate entre deputados

Em 30/04/2025 - 15:04
-A A+

A criação de novas gratificações para militares estaduais dentro da discussão do Projeto de Lei Complementar nº 2831/2025 foi discutida por parlamentares da Alepe nesta quarta-feira (30). O projeto original, apresentado pelo Poder Executivo após mobilização da categoria, garante a paridade na aposentadoria de policiais civis . O texto também trata do aumento de gratificações no âmbito da Secretaria de Defesa Social. 

DISCUSSÃO – Joel da Harpa e Coronel Alberto Feitosa debateram a criação de gratificações para profissionais de segurança. Fotos: Nando Chiappetta

O PL 2831 estava na pauta na reunião anterior, na terça (29), mas a votação foi adiada por falta de quórum

Joel da Harpa (PL) atacou uma suposta iniciativa de acrescentar ao projeto uma gratificação que beneficiaria apenas coroneis da reserva da Polícia Militar. A mudança viria através de uma emenda que ainda não foi protocolada na Alepe, e deverá ser discutida com o Governo do Estado em uma reunião marcada para a próxima segunda-feira (5). 

O deputado anunciou, contudo, que irá apresentar uma nova proposta, na ocasião do encontro com a governadora Raquel Lyra, que contemple toda a corporação da PM e não apenas os coroneis.

Joel da Harpa apontou que a alteração foi ventilada pelo deputado Pastor Júnior Tércio(PP), na terça-feira, e teria sido a causa do esvaziamento do plenário e impedido a votação da matéria nesse dia. Joel da Harpa criticou o colega de parlamento pela iniciativa que atenderia apenas uma fatia da corporação e sugeriu que Tércio estaria querendo beneficiar seu sogro, que é coronel da PM. 

“A gente não pode usar uma cadeira de deputado para atender apenas um familiar, eu também sou a favor da gratificação, mas ela deve se estender de soldado a coronel. E quero fazer um apelo ao Governo do Estado que, se resolver fazer um acordo, que faça com a nossa emenda”, solicitou o parlamentar.

Em defesa de Tércio, o deputado Coronel Alberto Feitosa (PL) informou que o pleito, na verdade, havia sido apresentado ao parlamentar por um grupo de coroneis. O integrante do PL tanto manifestou apoio à proposta do progressista quanto à ideia de Joel da Harpa de apresentar texto contemplando toda a corporação. 

“Se a gente está tratando de um projeto de paridade com relação a duas categorias, que são a Polícia Civil e a Polícia Penal, por que também não tratar do tema de paridade com relação à Polícia Militar? A gente não pode continuar assistindo a Polícia Militar abandonar aqueles que estão na reserva.”

Emancipação

Debora Almeida (PSDB) celebrou os 165 anos de emancipação de São Bento do Una (Agreste Central). De acordo com a parlamentar, foi no dia 30 de abril de 1860 que a cidade firmou o direito de ser dona do seu próprio destino. 

HOMENAGEM – Aniversário de São Bento do Una foi registrado por Débora Almeida. Foto: Nando Chiappetta

A deputada e ex-prefeita do município frisou ainda o protagonismo da cidade em setores como agropecuária, avicultura, criação de gado de corte e a Bacia leiteira. Para ela, esse sucesso só é possível quando o município é protagonista da sua própria história.

“Nesse dia histórico, quero dizer a cada Sãobentense, vamos seguir firmes na defesa de nossas terras e nossos direitos. Continuar exigindo respeito trabalhando por obras, recursos, destravando aquilo que é essencial para nossa gente”, salientou.  

Almeida comemorou também a publicação, no Diário Oficial da União de hoje, da ordem de serviço para a construção do conjunto habitacional José Alfredo Cintra, em São Bento do Una, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal e enalteceu o avanço nas obras da adutora do agreste na região. 

Ainda durante seu discurso, Debora Almeida mencionou o aniversário de Salgueiro (Agreste Central).

Falta de água

ABASTECIMENTO – João Paulo Costa cobra por fim de rodízio de água em Exu. Foto: Nando Chiappetta

O município do Sertão do Araripe, Exu, vem passando por uma falta de abastecimento de água por 90 dias. O deputado João Paulo Costa (PCdoB) cobrou providências e informou sobre uma indicação que fez ao presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA) para solucionar o problema. 

“Exu precisa sair do rodízio de água e as pessoas precisam ter o acesso à água de forma definitiva, porque sempre digo que água é o mínimo que precisamos garantir para a população de Pernambuco”, afirmou. 

Dia do Trabalhador

LUTA – Dia do Trabalhador foi o tema do discurso de João Paulo. Foto: Nando Chiappetta

Em alusão ao Dia do Trabalhador, celebrado no dia 1º de maio, o deputado João Paulo (PT), fez um pronunciamento enfatizando o direito à luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho 

“Neste dia do trabalhador, honremos a memória de quem veio antes de nós, renovemos nossos compromissos de lutar contra todas as formas de exploração, inclusive aquelas que se apresentam com rostos novos e falsas promessas”, declarou.