Frente da Micro e Pequena Empresa retoma atividades

Em 23/04/2025 - 18:04
-A A+

COMANDO – Débora Almeida é a nova coordenadora do colegiado. Foto: Anju Monteiro

Incentivar o desenvolvimento dos pequenos negócios de Pernambuco é o objetivo da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, que retomou as atividades nesta quarta (23). O grupo foi criado em 2023, sob o comando do ex-deputado José Patriota (PSB), que morreu no ano passado. A nova fase do colegiado tem como coordenadora a deputada Débora Almeida (PSDB).

A parlamentar afirmou que a Frente vai atuar para buscar políticas públicas e ações que permitam o crescimento dos pequenos empreendimentos. “Muitas vezes a determinação do empreendedor é travada pela burocracia do Estado. Vamos ouvir as dificuldades de diversos segmentos e ser a ponte; apresentar projetos de lei e fazer a interlocução com o Governo para encontrar soluções que não possam ser viabilizadas pelo Legislativo”, informou.

SEBRAE – Murilo Guerra destacou a importância do Legislativo para o setor. Foto: Anju Monteiro

Sebrae

Débora Almeida também comunicou que o grupo parlamentar vai trabalhar em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Pernambuco (Sebrae-PE). O superintendente do órgão, Murilo Guerra, reforçou a importância das políticas públicas que apoiem os pequenos negócios.

“São as iniciativas que saem das casas legislativas que contribuem para o fortalecimento dessas empresas. Este colegiado vai consolidar demandas que chegam de diversas regiões do estado, de pessoas que geram emprego e das que querem empreender”, acredita o gestor, que deixou o Sebrae à disposição para colaborar com a Frente.

A analista de políticas públicas do Sebrae-PE, Priscila Lapa, afirmou que espera melhorias no ambiente de negócios em Pernambuco, como já ocorreu em outros estados. “Temos expectativa de levar soluções a vários arranjos produtivos. Há experiências em diversos estados do Brasil, em que os setores têm conseguido conquistas com os parlamentos. Estamos no lugar certo para trazer os pleitos”, considerou.

Legislação

Luciano Duque (Solidariedade) defendeu que a legislação seja aperfeiçoada. “Mais de 90% das empresas de Pernambuco são pequenas e médias. A Alepe precisa ter um olhar atento aos segmentos que geram renda e desenvolvimento para o estado”, avaliou o deputado. 

“Esse é o maior desafio: não criar uma legislação impeditiva, mas sim oferecer um processo seguro, para que as empresas possam vencer as adversidades e prosperar. Temos que dar condições para os empreendimentos crescerem, porque são eles que levam Pernambuco adiante”, completou Diogo Moraes (PSB).

Débora Almeida anunciou que na próxima quarta (30) a Frente vai participar de uma reunião no Sebrae, com a presença de representantes de órgãos licenciadores do estado, como a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro-PE), Corpo de Bombeiros, a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) e a Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH). Segundo a coordenadora, o foco do encontro será destravar processos que podem dificultar o desenvolvimento das empresas.