Deputados protestam contra possível saída de Batalhão da PM de São Lourenço da Mata

Em 22/04/2025
-A A+

A possibilidade do Governo do Estado transferir o 20º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco do município de São Lourenço da Mata para Camaragibe, ambos na Região Metropolitana do Recife, foi alvo de críticas na reunião plenária da Assembleia Legislativa, nesta terça. O presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, do PSDB, ressaltou que a unidade presta serviços à população há mais de 20 anos, especialmente pela falta de delegacias da mulher ou com plantão 24 horas na localidade. Para ele, seria mais lógico que Camaragibe tivesse um batalhão próprio. Encerrar as atividades de um batalhão já consolidado num município para levá-lo a outro sem um comunicado, uma explicação ou preparação prévia é uma decisão que tem causado estranheza, ainda mais quando os dois municípios carecem de mais segurança. Acreditamos na sensatez da governadora e apelamos para que ela reveja o decreto.” 

Delegada Gleide Ângelo, do PSB, afirmou que a transferência não se justifica, uma vez que ambos os municípios têm altos índices de violência. “Qualquer pessoa que entenda o mínimo de segurança pública sabe que você não se fecha nem delegacia e nem batalhão, principalmente quando eu estou falando de um município muito violento. A gente está falando de um município que tem 116 mil habitantes, que não tem uma delegacia que funcione 24 horas.”

Cayo Albino, do PSB, criticou a falta de diálogo do Governo Estadual com prefeitos e com a população. O parlamentar fez um pedido de informação sobre os  motivos da transferência. A gente não precisa dar colorações partidárias, e a decisão do Governo do Estado não precisa ser separando quem é adversário, separando quem é aliado. A gente precisa de um governo que cuide de todos e que leve ações para todos os municípios de Pernambuco.

João Paulo, do PT, repercutiu o trabalho da Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial. O deputado, que coordena as atividades do grupo, disse que após as discussões sobre medicamentos provenientes da planta, o foco agora é debater as possibilidades industriais a partir do cânhamo, que também é derivado da cannabis. Ele frisou, ainda, a importância da política estadual de fornecimento de remédios desse tipo. O texto que deu origem à lei é de autoria dele, em conjunto com o deputado Luciano Duque, do Solidariedade.  

A publicação, na última semana, do edital de licitação para construir o Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns, no Agreste Meridional, foi comemorada por Débora Almeida, do PSDB. Ela destacou que  135 milhões de reais vão ser investidos na unidade. Essa não é apenas uma grande obra, é um compromisso de campanha da governadora Raquel Lyra saindo do papel. Uma promessa que reflete uma visão clara de futuro: interiorizar o acesso à saúde pública de qualidade, algo que sistematicamente vinha sendo negligenciado em gestões passadas.

A líder do Governo, deputada Socorro Pimentel, do União, comemorou a entrega de kits de viagem do Programa Ganhe o Mundo para 88 professores de língua estrangeira da rede pública estadual. Os profissionais deverão embarcar nos próximos dias para intercâmbios custeados pelo Poder Executivo. “Eles não estão apenas embarcando em uma viagem. Eles estão levando consigo a missão de transformar a sala de aula, de enriquecer a prática pedagógica e de inspirar uma nova geração de estudantes com o que há de mais atual no ensino de línguas no mundo.” 

Júnior Matuto, do PSB, acusou o secretário de Educação do Estado, Gilson Monteiro, de não honrar o compromisso de entregar o fardamento escolar aos alunos da rede estadual até o dia 20 de abril. Monteiro participou de uma audiência pública na Alepe e, na ocasião, garantiu que o problema seria resolvido, o que, segundo o deputado, não aconteceu. “O que a gente está vendo hoje é mais uma vez os alunos novamente clamando por fardamento, e aí estão apagando incêndio, onde a grita é maior, manda lá um cala boca. E está assim em várias escolas do estado.”

Em defesa do Governo, Socorro Pimentel e Débora Almeida lembraram que as fardas estão sendo produzidas no polo de confecções de Pernambuco. Elas ressaltaram que, por se tratar de pequenas confecções, ocorreu o atraso, mas que o problema será sanado nos próximos dez dias. Pastor Cleiton Collins, do PP, também defendeu a governadora e enumerou ações positivas da atual gestão.

Dani Portela, do PSOL, lamentou o falecimento do Papa Francisco, a quem chamou de “Papa dos pobres e dos oprimidos”. A parlamentar, que não é católica, reconheceu a trajetória do líder religioso que, em vários momentos, defendeu os marginalizados. A deputada lembrou que muitos não usam a religião para promover o bem comum e que o fundamentalismo religioso tem trazido grandes prejuízos às democracias. Um papa perde a vida e a gente encontra inúmeras manifestações de pessoas comemorando a morte do maior líder religioso. Ódio, desinformação, é o que contaminou o universo político nos últimos anos com a ascensão, do totalitarismo, do fascismo da extrema direita e do fundamentalismo religioso.” 

O deputado Coronel Alberto Feitosa, do PL, condenou a decisão do Governo Lula de enviar uma aeronave da Força Aérea Brasileira para buscar a ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, condenada a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro. Heredia chegou a Brasília na última quarta, após ter asilo concedido pelo Brasil. “O senhor embaixador disse que se deu por questões humanitárias, porque ela está doente e tem um filho menor. É muita incoerência, existem entre as presas do 8 de janeiro, nada mais nada menos do que nove mulheres mães de filhos menores.” 

Rosa Amorim, do PT, noticiou a prisão do condutor do veículo que atropelou militantes do MST em protesto no Recife, na semana passada. Para a parlamentar, o caso configura uma tentativa de homicídio. “A nossa marcha, que foi conduzida do começo ao fim de forma pacífica, foi surpreendida por um ato de covardia e de violência que resultou numa tentativa de assassinato a um companheiro militante do Movimento Sem Terra.”

A parlamentar também lamentou a morte do Papa Francisco, na última segunda.