Os resultados do Governo do Estado em diferentes áreas foram tema de debate na reunião plenária desta quinta (20). Saúde, segurança pública e educação foram objeto de controvérsia entre governo e oposição.
O deputado Cayo Albino (PSB) cobrou ações efetivas do Governo do Estado. Em relação à saúde, ele criticou a falta de estrutura, medicamentos e profissionais no Hospital Regional Dom Moura. O parlamentar também apelou pela ampliação dos serviços e do atendimento humanizado no Hospital da Restauração e alertou sobre as condições do Hospital da Polícia.
O socialista ainda cobrou a normalização da distribuição de água e alertou que a privatização da Compesa não garante melhoria nos serviços. Na educação, Albino lembrou que o ano letivo já começou e a entrega das materiais escolares não foi regularizada.
No campo da segurança pública, Cayo Albino destacou a necessidade de implementação imediata do videomonitoramento, principalmente no carnaval. “Todos nós aqui temos um papel fundamental de trazer os anseios da população e dar voz a todos os pernambucanos e através desta tribuna a gente vem buscando fazer isso”, concluiu.

DEBATE – Cayo Albino demandou que Governo do Estado cumpra promessas de campanha, enquanto Socorro Pimentel valorizou investimentos em diversas áreas. Foto: Roberto Soares
Em resposta, a líder do Governo, deputada Socorro Pimentel (União), defendeu a gestão estadual, destacando medidas promovidas pela governadora Raquel Lyra em diversas áreas. A parlamentar ressaltou o programa Juntos Pela Segurança, com a retomada das obras de três presídios em Araçoiaba e a instalação de duas mil câmeras de videomonitoramento com inteligência artificial na Região Metropolitana do Recife.
A questão hídrica também entrou em pauta, com a implantação da adutora de Negreiros, que levará água ao Sertão do Araripe. Na saúde, Socorro comentou sobre melhorias no Hospital Dom Moura, localizado em Garanhuns (Agreste Meridional), que atende vinte municípios do agreste pernambucano.
Pimentel ainda questionou as críticas que seus colegas fazem à governadora, afirmando que eles deveriam fazer um comparativo com a gestão do PSB, mais duradoura. “Há muito o que ser feito. Para se ter uma ideia, na época do PSB, havia rodízio de coletes policiais. É muito estranho, em dois anos, que alguns venham fazer certas cobranças”, ponderou.
Asteroide

MUNDO – João Paulo alertou para risco de colisão de asteroide e desarticulação global na era Trump. Foto: Roberto Soares
João Paulo (PT) comentou a desarticulação global causada pela presença de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos. Como exemplo, o parlamentar alertou para os riscos do asteroide ‘2024 YR4’, o qual apresenta uma chance de 3% de colidir com a Terra, conforme estimativa da Nasa, agência espacial estadunidense.
Com uma possível trajetória de impacto prevista para 2032, o corpo celeste poderia afetar regiões da América do Sul, com riscos para a Amazônia e partes do Brasil. O petista ponderou que, se a probabilidade de impacto se confirmar, o planeta dependeria de uma colaboração internacional entre potências como Estados Unidos, China e Rússia. “Este pode ser o primeiro grande teste da humanidade diante de um perigo vindo do espaço. A questão que fica é: o mundo conseguirá se unir para enfrentá-lo?”, questionou.
Rodovias

ESTRADAS – Henrique Queiroz Filho pediu melhorias em trechos da PE-90, PE-50 e PE-09. Foto: Roberto Soares
Henrique Queiroz Filho (PP) destacou os investimentos já realizados nas estradas de Pernambuco pela atual gestão e apontou trechos que, segundo ele, também precisam de melhorias. Uma das estradas mencionadas por Henrique Queiroz Filho foi a PE-90, que liga Carpina (Mata Norte) a Toritama (Agreste Setentrional).
“Essa é uma importante rota de escoamento da produção têxtil e do calcário. É necessário um projeto de ampliação e duplicação. O trecho de Carpina a Limoeiro é bastante movimentado”, frisou. O deputado citou ainda a PE-50, entre Vitória de Santo Antão (Mata Sul) e Limoeiro (Agreste Setentrional); e a PE-09, que dá acesso ao Litoral Sul.
Setúbal

SETÚBAL – Wanderson Florênio denunciou violência no entorno de Centro Pop localizado no bairro. Foto: Roberto Soares
O deputado Wanderson Florêncio (Solidariedade) fez um apelo ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), pela retirada imediata do Centro de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP) do bairro de Setúbal, zona sul do Recife. Para ele, o equipamento tem causado insatisfação entre os moradores e transformou a localidade numa nova cracolândia.
“Hoje, o que é dito em todas as ruas de Setúbal é que o prefeito do Recife é um inimigo do bairro”, disse. O parlamentar lembrou de reuniões promovidas por ele com a presença do Governo Municipal, nas quais a Polícia Militar teria alertado sobre uma possível escalada na violência local. “Recebemos diariamente denúncias, vídeos, reclamações e o desespero daquela população que antes vivia num bairro tranquilo, domiciliar, onde idosos e crianças podiam circular pelo bairro sem maiores problemas”, informou.
Gastos no Carnaval

PRIORIDADES – Deputado Pastor Júnior Tércio cobrou que prefeituras reduzam gastos com o Carnaval. Foto: Roberto Soares
Pastor Júnior Tércio (PP) criticou as despesas públicas com o Carnaval. Como exemplo, o parlamentar elogiou o prefeito do município de Ourinhos, no estado de São Paulo, Guilherme Gonçalves, por ter cancelado a festa na cidade. O deputado ainda contrastou os recentes episódios de chuvas fortes na Região Metropolitana do Recife com o uso de recursos públicos em festas carnavalescas.
“Diante daquele caos, em que havia pai de família empurrando carro e pessoas desesperadas, no Centro da cidade, já se via o Estado dispensando tempo e dinheiro para o Carnaval”, avaliou o deputado. Tércio concluiu que a festividade faz parte da cultura pernambucana, mas é necessário haver prioridade na gestão de recursos.