Empresário Vilmar Cappellaro recebe título de cidadão

Em 20/02/2025 - 12:02
-A A+

FRUTICULTURA – Empresário gaúcho foi homenageado pela contribuição à economia pernambucana. Foto: Giovanni Costa

A Alepe realizou na noite de quarta (19) uma reunião solene para a entrega do Título de Cidadão de Pernambuco ao empresário Vilmar Cappellaro. A cerimônia foi realizada no Auditório Sérgio Guerra.

Vilmar Cappellaro é originalmente gaúcho, nascido em em Ibiraiaras (RS). Mas foi em Pernambuco – onde chegou em 1981, para trabalhar no cultivo de uvas no distrito de Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco – que ele montou a Cappellaro Fruits em 1991. 

Em 1998, ele fundou a empresa Frutec e, mais tarde, ajudou a criar a Cooperativa Cappellaro, que se tornou uma das maiores do Vale do São Francisco. O Grupo Cappellaro hoje abrange mais de 400 hectares, com produção de uva, manga e goiaba, e emprega mais de 1,2 mil pessoas. O empresário também foi prefeito de Lagoa Grande por dois mandatos. 

“Ser recebido pelo povo pernambucano, da forma como tantas outras pessoas que chegam ao Estado, é algo que quero compartilhar com todos os que vêm empreender e contribuir para a construção de um Pernambuco cada vez mais forte”, disse Vilmar.

AUTOR – Jarbas Filho enfatizou vocação de Lagoa Grande, Capital Pernambucana da Uva e do Vinho. Foto: Giovanni Costa

Com presença da atual prefeita de Lagoa Grande, Catharina Garziera, a reunião foi solicitada pelo deputado Jarbas Filho (MDB). Ele assinalou o intuito de reafirmar o município como Capital Pernambucana da Uva e do Vinho, conforme título honorífico aprovado pela Alepe em 2024, e validar a importância da atuação de Cappellaro para a economia local.   

“Sua trajetória é um exemplo de que, com trabalho, é possível transformar a realidade e o destino de uma cidade e elevar uma região inteira. Lagoa Grande agradece a sua dedicação, e Pernambuco reconhece o seu legado”, expressou Jarbas Filho.

A cerimônia, presidida pelo deputado Mário Ricardo (Republicanos), teve a presença ainda dos deputados federais Lucas Ramos (PSB) e Fernando Monteiro (PP), entre outras autoridades.