
ALCANCE – Mais de três mil moradores da região receberam atendimentos médicos em diversas especialidades. Foto: Duda Carvalho/Prefeitura de Surubim.
Localizada no Agreste, a cidade de Surubim recebeu nesta semana a nova edição do programa Alepe Cuida. Com atendimentos gratuitos em saúde e cidadania, foram realizados 3.436 atendimentos entre consultas, exames, vacinação, testagem rápida, retirada de documentos e outras ações de orientação e inclusão social.
Os serviços oferecidos à população ocuparam o Pátio da Antiga Usina, centro da cidade, na quarta e quinta (8 e 9). Além de consultas médicas, os surubinenses tiveram atendimentos gratuitos em odontologia, urologia, oftalmologia, ginecologia, nutrição, mastologia, psiquiatria, além de exames de citologia, ultrassonografia, mamografia e análise clínica (hemograma).
“A intenção da Assembleia Legislativa é estar cada vez mais perto da população pernambucana. Graças aos inúmeros parceiros que temos, todos esses serviços são gratuitos e estimulam as pessoas a procurarem os serviços médicos para cuidarem mais atentamente da saúde”, destacou o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB).
“O Alepe Cuida mostra a importância de levar serviços da Alepe para todas a regiões do Estado. O evento foi o maior sucesso em Surubim, tanto é que, na primeira manhã, todas as vagas esgotaram-se muito rapidamente”, complementou o superintendente de Saúde da Alepe, Wildy Ferreira.
Cidadania
Em Surubim, houve ainda emissão de carteira de identidade, exames de DNA, oficinas de corte de cabelo, design de sobrancelhas, ventosaterapia e uma série de atividades culturais, oferecidas pelo Sesc Ler de Surubim.
Os pequenos empresários da região puderam ter orientação sobre abertura do Microempreendedor Individual (MEI), consultas e parcelamento de dívidas, obtenção de créditos do BND e atendimento nos mais variados segmentos do comércio.
“É uma gama de serviços que ajudam os municípios a fortalecerem a promoção da cidadania em seus territórios e a encurtarem as distâncias entre poder público e sociedade civil”, disse o primeiro-secretário da Alepe, deputado Gustavo Gouveia (Solidariedade).
Parceiros
Ação de assistência cidadã à população pernambucana, o programa Alepe Cuida leva serviços gratuitos de saúde e cidadania para diversas cidades do Estado.
Nesta etapa, a iniciativa foi coordenada pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional (SSMO) da Assembleia Legislativa em parceria com a Prefeitura de Surubim, Banco do Nordeste, Fecomercio (Sesc/Senac), Instituto Tavares Buril, Conselho Regional de Odontologia, Defensoria Pública, Procon e Sebrae.