Crescimento da direita em Portugal repercute no Plenário

Em 12/03/2024
-A A+

A vitória da direita nas eleições legislativas de Portugal no último domingo repercutiu na reunião plenária da Alepe, nesta terça. Coronel Alberto Feitosa, do PL, apontou que o fortalecimento da direita é um fenômeno que cresce em todo o mundo e citou como exemplo os resultados eleitorais registrados na Argentina e em El Salvador. Ele indicou que as eleições presidenciais dos Estados Unidos devem seguir o mesmo caminho. “O mundo está abrindo os olhos para administrações e governos de esquerda, que têm levado cada vez mais o povo à pobreza, o aumento do consumo de drogas, as pautas de ideologia de gênero, que só destroem e agridem e desrespeitam o ente, a célula-mater, que é a família, e acima de tudo, que levam o povo à miséria e à fome.”

O parlamentar também destacou a queda na aprovação do governo Lula no Brasil, com base em pesquisas recentes. Ele ressaltou que, atualmente, a avaliação positiva da gestão do petista caiu de 38% para 33%.

Em aparte, Renato Antunes, também do PL, elogiou a fala do colega. O deputado defendeu o estado mínimo e criticou a classificação generalizada de todos os direitistas como de “extrema-direita”. “Porque você defender valores como a família, defender o nacionalismo, defender a nossa pauta liberal de empreender para enriquecer – e uma vez que você enriquece você distribui riqueza através do trabalho -, você é chamado de extremista.”

Abimael Santos, do PL, anunciou que propôs um projeto de lei autorizando deputados a vistoriar prédios públicos, como hospitais, e solicitou o apoio dos colegas. Ele defendeu que os parlamentares tenham acesso irrestrito aos locais públicos para fins de fiscalização. Abimael Santos mencionou um incidente em que foi impedido de entrar no Hospital da Restauração e ressaltou que a situação se repete em outros hospitais.

Jarbas Filho, do MDB, comentou a alegria de comemorar o próprio aniversário no mesmo dia da celebração das cidades-irmãs Olinda e Recife, na Região Metropolitana. O parlamentar aproveitou a data para elogiar o legado deixado pelas gestões do pai, o ex-governador e ex-prefeito do Recife Jarbas Vasconcelos. A revitalização do Recife Antigo, que impulsionou a implantação do Porto Digital, e a triplicação da Rodovia PE-15, em Olinda, também foram lembradas.

Delegada Gleide Ângelo, do PSB, expressou preocupação ao comentar a situação de Pernambuco em relação à violência. A deputada afirmou que o Estado está entre os cinco que registraram aumento nos índices de homicídio em 2023. Ainda de acordo com a parlamentar, Pernambuco lidera o ranking de feminicídios do Nordeste. Ela ressaltou a urgência de medidas para reverter o cenário e criticou o atual plano de segurança do Estado por não estabelecer metas de redução da criminalidade. “Então, você pergunta: a segurança pública tem dinheiro? Tem! Mas sabe o que é que falta? Gestão e planejamento. Você não pode pensar em segurança pública tirando os policiais de dentro do plano.”

Izaías Régis, do PSDB, lamentou o possível fechamento da Rádio Jornal Garanhuns. O parlamentar lembrou que a emissora, fundada em 1951, é a mais antiga do interior do Estado, mas parou de produzir programas locais. O deputado fez um apelo ao presidente do Grupo JCPM, proprietário da estação, para que a Rádio Jornal permaneça em funcionamento e pediu o incentivo dos comerciantes e empresários da região.

João Paulo Costa, do PCdoB, denunciou a violência sofrida por uma jovem com Transtorno do Espectro Autista, durante um festival de música, realizado semana passada em Olinda, na Região Metropolitana. Segundo o deputado, seguranças do evento agiram com desrespeito e despreparo em relação a uma pessoa com deficiência oculta, e esse tipo de postura precisa ser combatida. Costa ainda enfatizou projetos de lei de autoria dele para combater o preconceito contra pessoas com transtorno do espectro autista.

Renato Antunes parabenizou o Governo de Pernambuco pela inauguração, na próxima quarta, de uma unidade de saúde voltada às pessoas idosas no bairro do Ipsep, no Recife. De acordo com o deputado, o equipamento vai disponibilizar ao público com mais de 60 anos atendimentos em áreas como geriatria, fonoaudiologia e fisioterapia.

O Plenário da Alepe acatou a concessão do título de Cidadão de Pernambuco ao ex-ministro da Justiça, ex-senador e atual ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino. Vinte e oito deputados aprovaram a homenagem, que foi proposta pelo deputado Sileno Guedes, do PSB. O parlamentar comentou a acolhida da proposição e enalteceu a conexão entre o ministro do Supremo e Pernambuco, além do papel exercido pelo magistrado na defesa da democracia. Foram contrários à entrega da honraria os deputados Abimael Santos, Coronel Alberto Feitosa, e Renato Antunes, todos do PL.

Os deputados também deram o aval à proposta de concessão da Medalha Joaquim Nabuco, Classe Ouro, a dez personalidades de destaque em Pernambuco. Indicados por diversos autores, estão entre os agraciados a ex-conselheira do Tribunal de Contas Teresa Duere, o arcebispo de Olinda e Recife Dom Paulo Jackson, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado, Ricardo Essinger.