
EDIÇÃO DE FEVEREIRO – Ganhador do prêmio Pulitzer, o livro O sol é para todos foi analisado por integrantes do clube, que se reúne mensalmente na Biblioteca da Alepe. Foto: Rebeca Alves.
A edição de fevereiro do Clube de Leitura da Alepe teve como tema o livro ‘O sol é para todos’, da autora norte-americana Harper Lee. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira (29), na Biblioteca da Assembleia. Servidores e demais colaboradores da Casa Legislativa reuniram-se numa roda de impressões e perspectivas sobre a obra, compartilhando suas experiências de leitura.
O livro, publicado em 1960 e vencedor do prêmio Pulitzer em 1961, destaca a desigualdade e o preconceito racial no sul dos Estados Unidos, na década de 1930. Pelos olhos da sensível personagem Scout Finch, o leitor é ambientado em uma Maycomb (pequena cidade do estado do Alabama) caótica. Na trama, o advogado Atticus, pai da narradora, assume a defesa no caso de um homem negro acusado de violentar uma mulher branca. O julgamento reverbera em toda a população e na família dos protagonistas, escancarando a injustiça social e os preconceitos presentes na época, que deixam suas marcas até os dias atuais.

DESTAQUE – Obra ressalta desigualdade e preconceito racial nos EUA, na década de 1930. Foto: Rebeca Alves.
Considerado um clássico romance do século XX, ‘O sol é para todos’ é uma leitura cativante. A bibliotecária Miriam Vidal, participante do clube, ressaltou a importância dos temas abordados no livro: “Essa obra provoca uma inquietude na gente, nos faz refletir sobre a sociedade em que vivemos e qual a nossa postura diante da realidade. O Clube de Leitura nos oferece essa oportunidade de reflexão.”
Sirlênia Araújo, gerente da Biblioteca da Alepe, destacou o estímulo intelectual que o clube oferece aos que fazem parte da ação: “Vejo que os encontros têm incentivado a leitura entre pessoas que, comumente, não têm esse hábito. Acham um motivo para ler com o clube todo mês, comentam sobre e se reúnem com quem compartilha da prática.”
Clube de Leitura – O Clube de Leitura da Alepe foi fundado em 2018 e, desde então, abre suas portas, todas as últimas quintas-feiras de cada mês, para os interessados em literatura. Colaboradores do Legislativo Estadual e o público em geral podem participar da atividade, que acontece na Biblioteca da Alepe, localizada na Rua da União, 397, no hall do Anexo I. Ao final da conversa, o grupo sempre sorteia uma nova obra para ser lida e discutida no mês seguinte. Porém, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a direção do clube escolheu um livro específico a ser debatido em março: Tudo é rio, da escritora Carla Madeira.
Se você tem interesse em participar das próximas edições do Clube de Leitura, basta entrar em contato com a Biblioteca da Alepe pelo telefone: (81) 3183-2252.