
EMPREGO – Grupos empresariais, genuinamente pernambucanos, têm histórico de contribuição com o desenvolvimento econômico do Estado. Foto: Jarbas Araújo.
Em sessão solene realizada nesta última segunda-feira (13), a Alepe comemorou os 40 anos de funcionamento das empresas Metalúrgica MGS, Grupo Tupan e Casas Bandeirantes. Genuinamente pernambucanos, os empreendimentos contribuem para o desenvolvimento de emprego e renda no Estado.
A homenagem foi uma proposição do deputado Luciano Duque (Solidariedade). Em sua fala, o parlamentar destacou que as empresas são vetores importantes para a cadeia produtiva pernambucana. “A Metalúrgica MGS, o Grupo Tupan e as Casas Bandeirantes geram desenvolvimento econômico não só em Pernambuco, mas também nas regiões Norte e Nordeste”, disse Duque.

EMPREENDEDORISMO – “Grupos empresariais têm em comum a presença de grandes líderes à frente dos negócios”, disse o deputado Luciano Duque.
Presidida pelo deputado Antônio Moraes (PP), a solenidade contou com a participação do vereador do Recife Samuel Salazar (MDB); do CEO das Casas Bandeirantes, Eduardo Vasconcelos Viana; do presidente do Grupo Tupan, Carlos Carvalho; e do filho do fundador e diretor de produção da MGS, Manoel Gonçalves dos Santos Jr. O encontro teve ainda a apresentação cultural do Coral Vozes de Pernambuco, formado por funcionários e servidores da Alepe.
“Uma das coisas que me chamou atenção nas três empresas que estão sendo homenageadas pela Alepe nesta noite é que todas elas têm origem no interior de Pernambuco. São empreendimentos que tinham tudo para não dar certo, pois sabemos como é difícil empreender neste país, mas eles estão aí firmes e gerando oportunidade de renda e emprego para o povo pernambucano”, disse Antônio Moraes.
“O que todas essas empresas têm em comum, além de serem grandes empregadores e geradores de renda? Elas têm à frente empreendedores com garra, resiliência, autoconhecimento e, principalmente, empatia. A capacidade de compreender e compartilhar os sentimentos de outra pessoa é uma das características mais importantes do ser humano. É o que faz os empreendedores se tornarem líderes. E estamos aqui homenageando três grandes líderes”, acrescentou Luciano Duque.
Agradecimentos
“Obrigado à Alepe e a todos os amigos presentes. A Tupan é um sonho do meu pai, um agricultor que começou a estudar com 30 anos e se formou com 52 anos em Engenharia Civil. Ele sempre foi atrás do sonho dele. E, hoje, estamos aqui com 40 anos de empresa. A intenção é seguir adiante”, afirmou Carlos Carvalho.
“Estendo meu agradecimento a todos os parlamentares que compõem essa Casa Legislativa. É muito difícil gerir um negócio a partir do interior do Estado, pois há muitos problemas estruturais que impedem o nosso avanço. Porém, seguimos com garra e vamos conquistar mais 40 anos”, disse Eduardo Viana.
“Aproveito esse momento para parabenizar todas as demais empresas homenageadas. São 40 anos de história, uma das maiores implementadoras e fabricantes de materiais rodoviários de Pernambuco. Uma empresa 100% pernambucana. São 40 anos de inovação e transformação, contribuindo com o desenvolvimento do distrito de Ibiranga e da cidade de Itambé, assim como de todas as cidades da nossa região. São 40 anos, graças ao espírito empreendedor e visionário de um homem de fibra, o senhor Manoel Gonçalves dos Santos”, falou Rodrigo Viana, representante da MGS.
Históricos
Metalúrgica MGS – Empresa fundada há quatro décadas, por Manoel Gonçalves dos Santos, a MGS surgiu dentro de uma pequena oficina mecânica no bairro de Ibiranga, localizado na cidade de Itambé. No início, os trabalhos eram voltados para a fabricação de automóveis tracionados por trator e, aos poucos, foram desenvolvidas soluções para o transporte do setor sucroalcooleiro, com a fabricação de carrocerias e reboques canavieiros. Hoje, a MGS é uma grande indústria. O parque fabril ocupa uma área de 40.300m², gerando emprego e renda para toda a região da Mata Norte.
Grupo Tupan – Foi fundado pelo engenheiro Carlos Carvalho em 1983, na cidade sertaneja de Serra Talhada, tendo como foco a oferta de produtos de qualidade a preços competitivos e na excelência do atendimento ao cliente. Em 1994, iniciou sua expansão com a abertura da primeira loja no Recife. Atualmente, está presente em quatro cidades de dois estados, Alagoas e Pernambuco, com oito lojas, dois Centros de Distribuição e duas unidades da Distac.
Casas Bandeirantes – O empreendimento está localizado há 40 anos em Serra Talhada (Sertão). A empresa, criada pelo empreendedor Eduardo Vasconcelos Viana, iniciou os seus trabalhos com o comércio varejista, atacadista, representação e distribuição de vidros e acessórios. Após esse longo período de existência, as Casas Bandeirantes estão presentes em 12 estados brasileiros, nas regiões Norte e Nordeste.