Assembleia exalta 90 anos do CPOR Recife

Em 08/11/2023 - 12:11
-A A+

LEGADO – CPOR tem como ex-alunos dois deputados e personalidades do meio empresarial pernambucano. Foto: Jarbas Araújo

A história do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife – CPOR foi reverenciada na noite desta terça (7), em Reunião Solene promovida pela Assembleia Legislativa. A homenagem aos 90 anos da instituição foi proposta pelo deputado Renato Antunes (PL), ex-aluno da organização militar. A solenidade contou com a presença de comandantes militares, autoridades estaduais, alunos e deputados. 

RELEVÂNCIA – Renato Antunes, autor da homenagem, ressaltou importância da instituição de ensino militar para o estado. Foto: Jarbas Araújo

Presidindo a cerimônia, Coronel Alberto Feitosa (PL), que também foi ex-aluno do CPOR Recife e instrutor de equitação do Exército, falou da satisfação em relembrar como a passagem pela escola militar foi “instrutiva e determinante para sua carreira pública”.

O parlamentar registrou que o centro marcou a formação de personalidades políticas de projeção nacional, como o ex-governador Roberto Magalhães, e o atual vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Og Fernandes. 

Em seu discurso, Renato Antunes afirmou que a homenagem do Legislativo estadual atesta “o quanto a instituição de ensino é relevante para a sociedade pernambucana, trazendo impacto econômico e social” ao formar centenas de jovens todos os anos.

FORMAÇÃO – Antonio Marcos Santos Moraes, comandante do CPOR, destacou sentimento de gratidão de ex-integrantes. Foto: Jarbas Araújo

Ele também recordou a própria experiência na organização. “O ano de 2000 foi o mais fantástico da minha vida, quando ingressei no CPOR. Vi no centro a minha oportunidade de luz, brilho, esperança e futuro. Entrei ali aos 18 anos, com muito medo, sem saber o que me esperava. Mas foi um divisor de águas”, revelou. 

Em seguida ao pronunciamento de Antunes, foi exibido um vídeo institucional sobre a história do CPOR, que iniciou as atividades em 1933, na Rua do Hospício, Centro do Recife. Somente em 1949 passou a ocupar o antigo casarão na Avenida 17 de Agosto, no bairro de Casa Forte, Zona Norte da capital pernambucana. 

Dentre os episódios mais importantes da atuação da escola militar, está a participação direta na campanha da Força Expedicionária Brasileira nos campos de batalha na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Integrantes do CPOR Recife também fizeram parte de missões de paz da ONU em Angola e no Haiti, além de terem colaborado com operações de caráter humanitário de socorro a imigrantes venezuelanos. Desde 1933, a instituição já formou mais de 13 mil aspirantes a oficial da reserva.

PRESENÇA – Solenidade contou com a presença de comandantes militares, autoridades estaduais, alunos e deputados. Foto: Jarbas Araújo

Após receber uma placa comemorativa, o comandante do CPOR, tenente-coronel Antonio Marcos Santos Moraes fez um discurso agradecendo o reconhecimento da Alepe. Ele destacou as origens da organização de ensino, como a fundação, em 1927, do primeiro Centro de Preparação de Oficiais da Reserva, no Rio de Janeiro. Ele ressaltou o legado acadêmico constituído por quase um século de atividades. 

“Todos os ex-integrantes, sem exceção, externaram o sentimento de gratidão pelo que o centro proporcionou em termos de amadurecimento. Ex-alunos que se tornaram pessoas bem sucedidas e se destacaram nas mais diversas áreas de atuação”, salientou.

Edson Mororó Moura, Jayme da Fonte e Ricardo Brennand estão entre as personalidades do mundo empresarial citadas no discurso, e que passaram pela instituição militar.